Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini na Honda

Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro

Tiago Monteiro vai continuar no WTCC no próximo ano, trocando o SEAT Leon pelo novo Honda Civic, prometendo injetar nova energia no campeonato depois da perda da Chevrolet.

O próximo ano promete ser um dos mais importantes para a carreira de Tiago Monteiro. O piloto português vai mudar de marca no Campeonato do Mundo de Turismo (mais conhecido como WTCC), passando a representar a Honda, que regressa à competição com uma  equipa oficial e dois Civic, com o piloto luso a integrar a formação, acompanhado pelo veterano Gabriele Tarquini.

A estreia ao volante do carro japonês vai ter lugar já este ano, já que Monteiro vai disputar as três últimas provas do campeonato – Suzuka, Xangai e Macau-, ao volante do novo Civic, para testar em condições de corrida. Tiago Monteiro vai fazer as suas duas últimas corridas com o SEAT Leon (o único que continua a usar o motor antigo da Sun Red) em Curitiba (já este fim de semana) e Sonoma.

Depois do final do campeonato, o piloto português vai ter a companhia de Gabriele Tarquini para continuar o processo de desenvolvimento do carro até ao início da próxima temporada. Tarquini, com 50 anos, foi colega de equipa de Tiago na SEAT e campeão do mundo em 2009. O italiano já tinha representado a Honda nos campeonatos britânico, alemão e europeu de Superturismos entre 1997 e 2001.

No terreno, a Honda volta a estabelecer uma parceria com a equipa italiana JAS Motorsport. A JAS construiu os antigos Civic Type-R e Accord Euro-R que participaram no ETCC e no WTCC, bem como o Civic R3 usado no IRC. A Mugen é a responsável pelo desenvolvimento do novo motor 1.6 turbo, equipado com injeção direta, que vai ultrapassar os 300 cv de potência.

Esta nova equipa promete animar as pistas no próximo ano e Tarquini e Monteiro são potenciais candidatos às vitórias, depois da Chevrolet anunciar o fim da sua participaçãpo oficial no WTCC com uma equipa de fábrica. A SEAT corre no WTCC de forma ‘encapotada’ (como Lukoil Racing), enquanto a BMW tem apenas equipas clientes. A Ford continua a evoluir no seu primeiro ano com o Focus, enquanto a Lada também regressa a tempo inteiro no próximo ano.

Posted on 18 de Julho de 2012, in WTCC and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: