Fabio Leimer ‘entrega’ vitória a Esteban Gutierrez

Esteban Gutierrez

Esteban Gutiérrez venceu a primeira corrida da etapa de Silverstone da GP2. O mexicano capitalizou em cima da estratégia fraca de Fabio Leimer para ficar com a vitória em uma prova marcada pela chuva na Inglaterra. O suíço construiu uma larga vantagem nas primeiras voltas, mas não parou nas boxes no momento certo e, quando o safety-car entrou na pista, toda aquela diferença desapareceu instantâneamente.

Leimer tentou ainda arriscar um pouco mais, mas não conseguiu, e precisou parar em uma segunda intervenção do safety-car, a poucos minutos do fim. Gutiérrez, com isso, relargou na frente a duas voltas do fim e não permitiu a aproximação do venezuelano Johnny Cecotto Jr., que completou a dobradinha latino-americana em Silverstone. Um piloto da casa também teve vez, Jolyon Palmer terminou em terceiro.

Resistindo à pressão de Luiz Razia no fim, Nigel Melker terminou em quarto, mas o quinto posto bastou para que o brasileiro assumisse a liderança do campeonato de 2012. Razia chegou à Inglaterra um ponto atrás de Davide Valsecchi, que cruzou a linha de chegada em sétimo, e agora está a frente do italiano na tabela de classificação. Entre eles chegou Felipe Nasr, em sexto. No oitavo lugar, Giedo Van der Garde faturou a pole-position para a corrida que acontecerá neste domingo.

Antes mesmo da corrida da GP2 começar de verdade um acidente já tinha acontecido na encharcada pista de Silverstone. A partida foi dada atrás do safety-car, e Daniel de Jong, na entrada da Copse, atingiu a traseira de Rodolfo González, e abandonou. González entrou nas boxes e ficou algumas voltas ali parado para que fosse montada uma nova asa traseira.

O safety-car deixou a pista na sétima volta, e sem muitas emoções nas primeiras posições. Fabio Leimer manteve a ponta, Johnny Cecotto continuou em segundo e Jolyon Palmer em terceiro. Em sétimo, Luiz Razia foi ultrapassado por Max Chilton, mas devolveu a manobra na volta seguinte com uma bela ultrapassagem na curva Copse.

Sem spray na cara, Leimer era muito mais rápido que todo o resto, abriu quase 3s na primeira volta e mais 1,5s na segunda (de bandeira verde) e já tinha 3,7s de vantagem sobre Cecotto. Todos tomavam muito cuidado para não fazer nada de errado nas primeiras voltas. Palmer fez, e escapou da pista, mas conseguiu regressar sem perder posições ou quaisquer prejuízos adicionais. Mudanças de posição constantes, só no fim do pelotão.

Valendo a nona posição, Rio Haryanto ultrapassou Josef Kral, para tentar iniciar uma caça a Chilton e lutar pela pole-position para a segunda corrida. Razia mantinha-se em sétimo. E as paragens na box começavam a acontecer. James Calado abandonou logo depois da sua com problemas. Palmer, terceiro, parou a seguir, e voltou a frente de Nasr, mas atrás de Esteban Gutiérrez.

A 14 minutos do fim da prova, que terminaria por tempo, o safety-car voltou a ser acionado, para que o carro de Calado fosse removido, e viria a causar um estardalhaço na ordem dos pilotos. Para Leimer, a vitória se tornava distante, visto que ele perdeu toda a vantagem que construiu e não fez o seu pit-stop. Todos os demais foram às boxes neste momento.

A luta pela vitória ficou, então, completamente aberta, já que Leimer estava de fora. O ponto alto da relargada foi a disputa entre os dois brasileiros, em sexto e sétimo, respectivamente, Razia e Nasr. Razia, de maneira impressionante, conseguiu manter-se a frente, mas com a recuperação de Valsecchi, oitavo, não era mais certo que o baiano deixaria a corrida de hoje como líder do campeonato.

O safety-car voltou a liderar a corrida então, a 6min30s do fim, quando Coletti, pela segunda vez, deixou os limites da pista. Desta vez, ele ficou parado em posição perigosa na saída da Becketts, motivando a entrada do carro de segurança. Foi só ali que Leimer fez a sua paragem obrigatória, um erro de estratégia que lhe custou a vitória, regressando em 18º.

Na relargada, duas voltas depois, Gutiérrez era o novo líder, seguido por Cecotto, Palmer e Nigel Melker. Razia agora era quinto, seguido por Nasr e Valsecchi, e Giedo Van der Garde, pole-provisório para a segunda corrida.

Razia, burocrático até então, viu-se, após a relargada, numa posição de atacar Melker e Palmer para lutar por um lugar no pódio, mas não haveria tempo para tanto, dada a resistência do quarto classificado. Sem arriscar uma manobra que jogaria o bom resultado e a liderança do campeonato fora, o brasileiro manteve-se em quinto, numa luta que durou até a volta final.

Dobradinha latino-americana, pois, com a vitória de Gutiérrez, Cecotto em segundo e Palmer, correndo em casa, na terceira posição. Melker foi quarto e Razia, novo líder da temporada da GP2, terminou na quinta posição, seguido por Nasr e Valsecchi.

Confira os resultados:

Pos Driver Team Time/Gap
 1.  Esteban Gutierrez    Lotus               1h00m22.657s
 2.  Johnny Cecotto       Addax                   + 1.700s
 3.  Jolyon Palmer        iSport                  + 5.257s
 4.  Nigel Melker         Ocean                   + 6.368s
 5.  Luiz Razia           Arden                   + 6.523s
 6.  Felipe Nasr          DAMS                    + 7.552s
 7.  Davide Valsecchi     DAMS                    + 9.051s
 8.  Giedo van der Garde  Caterham                + 9.841s
 9.  Max Chilton          Carlin                 + 11.116s
10.  Rio aryanto          Carlin                 + 11.958s
11.  Fabrizio Crestani    Lazarus                + 12.130s
12.  Nathanael Berthon    Racing Engineering     + 12.843s
13.  Fabio Onidi          Coloni                 + 14.982s
14.  Stephane Richelmi    Trident                + 15.701s
15.  Fabio Leimer         Racing Engineering     + 16.421s
16.  Simon Trummer        Arden                  + 16.818s
17.  Josef Kral           Addax                  + 17.833s
18.  Victor Guerin        Ocean                  + 18.167s
19.  Ricardo Teixeira     Rapax                  + 23.183s
20.  Giancarlo Serenelli  Lazarus                + 24.345s
21.  Julian Leal          Trident                + 38.351s
22.  Marcus Ericsson      iSport                 + 39.831s
23.  Rodolfo Gonzalez     Caterham                + 2 laps

Retirements:

     Stefano Coletti      Coloni                   20 laps
     James Calado         Lotus                    17 laps
     Daniel de Jong       Rapax                      1 lap
Anúncios

Posted on 7 de Julho de 2012, in GP2 Series and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: