Morreu Sergio Pininfarina

Sergio Pininfarina

Faleceu nesta terça-feira, em Torino, na Itália, Sergio Pininfarina, o famoso designer italiano responsável por dezenas de gerações de modelos da Ferrari. Aos 85 anos, estava em casa no momento do óbito, que aconteceu durante a madrugada.

Nascido em 1926, Pininfarina seguiu os passos do seu pai, Gian Battista “Pinin” Farina, que fundou uma empresa de design automóvel em Torino na década de 1930, e trabalhou na firma da família, que assumiu definitivamente em 1966, após a morte do seu pai.

O seu nome, inclusive, foi mudado do original Farina para Pininfarina. “Pinin” era o apelido de Battista, que significa “o pequeno”. A permissão veio por um decreto presidencial de 1961.

A ligação com a Ferrari começou em 1952, ainda com Gian Battista, e foi mantida por Sergio, que foi o responsável pela maioria dos projetos e contribuiu para tornar a construtora de Maranello na grife que ela é hoje. A produção da Ferrari subiu de 524 unidades por ano para mais de 50 mil durante o período em que Pininfarina esteve junto da escuderia de Enzo Ferrari.

Além da Ferrari, Pininfarina trabalhou com a Alfa Romeo e com a Maserati, marcas também pertencentes à Fiat, com a Rolls-Royce e algumas outras fabricantes não-italianas, como a Chevrolet, a Cadillac, a Bentley e a Peugeot.

Dentro da Ferrari, alguns dos modelos que ficaram consagrados e tinham a assinatura de Pininfarina foram a Ferrari Testarossa, de 1984, a Ferrari Enzo, de 2002 e a Ferrari Scaglietti, de 2004, além do Fiat 124, de 1986 e da Maserati Quattroporte, de 2003.

Em 2006, antes de a crise mundial que balançou o mundo automóvel estourar, ele já havia deixado o comando da firma da família, e ocupava a posição de presidente de honra. No mesmo ano, a empresa abriu o seu capital na bolsa de valores na Itália. Desde então, enfrentou dificuldades, com a necessidade de pedir empréstimos e de reduzir a sua operação. Em maio, Pininfarina disse que esperava registar o seu primeiro lucro anual desde 2004.

Posted on 3 de Julho de 2012, in Automóveis and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: