Luca di Montezemolo pede uma redução de custos na F1

Luca di Montexemolo

Luca di Montezemolo sempre foi um homem de opiniões contundentes quando o assunto é F1. Recentemente, e por várias vezes, o presidente da Ferrari defendeu uma categoria voltada apenas para as equipas grandes, desprezou as equipas rookies, sugeriu a introdução de um terceiro carro e pregou a libertação dos testes, como era no passado. Situações que, caso fossem adotadas pela categoria, implicaria um custo que nem todas as escuderias da grelha poderiam arcar.

Mas parece que o dirigente máximo da Ferrari mudou de ideia. Ou melhor, a grave crise económica que assola o mundo e, principalmente, a Europa, fez com que Montezemolo tivesse outro ponto de vista quanto aos gastos da F1 atual. Em declaração ao site oficial da Ferrari, divulgada nesta terça-feira, o presidente da escuderia de Maranello alertou para o quadro financeiro global e clamou por redução de gastos também no principal certame do desporto motorizado mundial.

A situação económica mundial, e da Europa, em particular, é muito grave, e o mundo da F1 não pode ignorar isso”, falou Montezemolo. “Não podemos perder mais tempo: precisamos de enfrentar com urgência e determinação a questão dos custos.

O presidente da Ferrari pediu um esforço conjunto entre equipes, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da F1, para que seja possível reduzir ao máximo os custos da categoria, pelo bem do próprio desporto.

A Ferrari está de acordo com a posição da FIA de que uma intervenção drástica é necessária. Estamos absolutamente convencidos de que, como eu sempre disse, as equipas e o dono dos direitos comerciais devem trabalhar em conjunto com a Federação nesta frente”, disse, reforçando o tom de alerta e pedindo uma solução rápida para a questão.

Já não é mais o momento para atolar em discussões estéreis ou nos meandros da engenharia; geralmente só se preocupa em defender os interesses desse ou de outro alguém. A questão tem de ser resolvida no mais alto nível, sem mais delongas”, complementou Montezemolo. A F1 está prestes a definir os rumos do novo Pacto da Concórdia que, segundo Ecclestone, já foi aceito por todas as equipas da grelha. O documento rege as relações comerciais entre equipas, FIA e a FOM, empresa que tem como dirigente máximo Bernie.

Montezemolo falou também sobre o GP do Canadá, prova vencida por Lewis Hamilton, mas que teve o seu principal piloto, Fernando Alonso, próximo do êxito. O presidente da Ferrari minimizou o equívoco na tática da Ferrari e disse que é preciso correr riscos num desporto como a F1.

Não estou acostumado a lidar com arrependimentos, prefiro sempre olhar adiante. Em Montreal nós vimos uma equipe com enorme vontade de vencer e vimos [a vitória] até bem perto do fim, talvez até assumimos riscos em excesso. Ver uma luta da Ferrari pela vitória até o fim é só o que eu quero e fazemos isso para os nossos fãs”, exaltou.

O mandatário acredita que as próximas duas corridas serão cruciais para a Ferrari: Valência e, principalmente, Silverstone, onde a escuderia de Maranello venceu, a única de 2011, com Alonso. “Estou satisfeito com o progresso que nós vimos nas últimas corridas, mas o meus pensamentos e todos os esforços da Scuderia já estão focados em Valência e, de seguida, em Silverstone, onde temos de dar passos mais à frente.

Confiante no potencial da cada vez melhor F2012 e, sobretudo, de Alonso, Montezemolo encerrou a declaração ao site da equipa italiana esbanjando confiança. “Devemos seguir por este caminho, consciente, como faço sempre questão de repetir, que o sucesso deste campeonato depende apenas de nós mesmos”, finalizou.

Posted on 12 de Junho de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: