E lá vão sete em sete… Lewis Hamilton vence o GP do Canadá

Lewis Hamilton

E vão sete em sete: Lewis Hamilton tornou-se no sétimo piloto diferente a vencer uma corrida do Mundial de Fórmula 1 de 2012, com o piloto britânico da McLaren a vencer o GP do Canadá, depois de ter levado a melhor numa batalha estratégica contra os seus rivais.

Partindo da segunda posição na grelha, Hamilton jogou numa estratégia desde o início com a intenção de fazer duas paragens nas boxes, enquanto Sebastian Vettel, autor da pole position, e Fernando Alonso jogaram numa tática de uma paragem (convertida tardiamente em duas para o alemão da Red Bull).

A 20 voltas do final da corrida, Hamilton liderava a corrida com cerca de três segundos de avanço sobre Alonso e cerca de sete sobre Vettel, parando nesse momento para montar o último jogo de pneus macios. Alonso ficava na liderança, com Vettel logo atrás, mas ambos com pneus macios já bastante desgastados, apostando numa tentativa de irem até ao final da corrida.

Contudo, forçando o ritmo (constantemente mais veloz do que o duo da frente em cerca de um segundo por volta), Hamilton depressa ganhou terreno aos seus rivais e a oito voltas do final, a ultrapassagem a Vettel foi consumada sem que o alemão esboçasse sequer uma defesa. Pouco à frente estava Alonso, mas o piloto da Ferrari via os seus pneus a caírem de rendimento de forma gritante e a seis voltas da bandeira de xadrez, não conseguiu evitar a ultrapassagem de Hamilton. Este ficou no comando e depressa ‘foi embora’, enquanto Vettel voltava a parar, caindo para quinto.

E se o vencedor estava encontrado, o detentor do segundo posto não e Alonso foi perdendo posições: primeiro para Romain Grosjean, que terminou em segundo após uma grande corrida com a Lotus, depois para Sérgio Pérez, também ele autor de uma excelente prova (partiu de 15º) e, por fim, para o próprio Vettel. O espanhol da Ferrari terminaria no quinto posto, mas com Nico Rosberg (Mercedes) já colado aos seus escapes. Não obstante a ‘queda’ final de Alonso, destaque para as prestações de Grosjean e Perez, que subiram ao pódio ao lado de Hamilton após uma prova muito bem conseguida da sua parte.

Mark Webber terminou em sétimo, numa corrida em que voltou a ser batido pelo seu companheiro de equipa, tendo ficado com Kimi Raikkonen logo atrás de si. Kamui Kobayashi (Sauber) e Felipe Massa (Ferrari) ficaram nos dois últimos lugares pontuáveis, tendo o brasileiro hipotecado a sua prova após um pião ainda nas primeiras voltas quando era quinto.

Michael Schumacher continua perseguido pelo azar e, desta vez, abandonou devido a uma avaria no sistema DRS, que manteve o perfil superior da asa traseira aberto mesmo quando não devia. Na boxe ainda tentaram fechar aquele elemento, mas o abandono foi io caminho a seguir.

No campeonato, Hamilton é agora o novo comandante, com 88 pontos, enquanto Alonso  é segundo, com 86, seguido de Vettel com 85.

1 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1h32:29.586
2 Romain Grosjean Lotus-Renault +2.5 s
3 Sergio Perez Sauber-Ferrari +5.2 s
4 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault +7.2 s
5 Fernando Alonso Ferrari +13.4 s
6 Nico Rosberg Mercedes +13.8 s
7 Mark Webber Red Bull Racing-Renault +15.0 s
8 Kimi Räikkönen Lotus-Renault +15.5 s
9 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari +24.4 s
10 Felipe Massa Ferrari +25.2 s
11 Paul di Resta Force India-Mercedes +37.6 s
12 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +46.2 s
13 Pastor Maldonado Williams-Renault +47.0 s
14 Daniel Ricciardo STR-Ferrari +64.4 s
15 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari +1 Lap
16 Jenson Button McLaren-Mercedes +1 Lap
17 Bruno Senna Williams-Renault +1 Lap
18 Heikki Kovalainen Caterham-Renault +1 Lap
19 Vitaly Petrov Caterham-Renault +1 Lap
20 Charles Pic Marussia-Cosworth +3 Lap
Timo Glock Marussia-Cosworth +14 Lap
Michael Schumacher Mercedes +27 Laps
Pedro de la Rosa HRT-Cosworth +46 Laps
Narain Karthikeyan HRT-Cosworth +48 Laps

Posted on 10 de Junho de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: