Fernando Alonso celebra a temporada fantástica na F1 mas com cautela

Fernando Alonso

Nunca na história da F1 um começo de temporada foi tão equilibrado. Nem o mais fanático adepto da categoria poderia imaginar que, depois de seis corridas disputadas, haveria seis vencedores diferentes de cinco equipas distintas. Apenas a Red Bull venceu duas vezes, com Sebastian Vettel no Bahrein e Mark Webber no último domingo, no Mónaco. Tamanho equilíbrio suscita os mais acalorados debates entre imprensa, dirigentes e pilotos.

Nas últimas semanas, competidores do calibre de Webber e Jenson Button deixaram claro que não gostam de uma F1 sem favoritos claros ao título. Desta vez, foi o líder do campeonato, Fernando Alonso, que falou sobre o assunto. Em entrevista à imprensa norte-americana, o espanhol, vencedor do GP da Malásia e piloto mais regular do ano ao conseguiu pontuar em todas as seis provas (assim como Lewis Hamilton), disse que uma F1 imprevisível é bom para o público e para o desporto em si, mas, ao mesmo, tempo, tamanha imprevisibilidade pode fazer a categoria perder credibilidade.

É uma temporada fantástica, é muito imprevisível. Acho que os adeptos ficam em frente à TV à espera algumas surpresas a cada corrida. É bom para o público, é bom para o desporto, que chama a atenção para as corridas”, analisou Fernando, que considerou o ‘outro lado da moeda’.

Por outro lado, podemos perder credibilidade. Não podemos perder de vista de que as melhores equipas, os melhores pilotos e as melhores estratégias vencem as corridas, mas, no momento, parece que em cada corrida qualquer um pode ganhar”, disse o bicampeão do mundo.

Em seis corridas, a F1 coroou como vencedores Jenson Button, na Austrália, o próprio Alonso, em Sepang, Nico Rosberg, na China, além de Vettel no Bahrein, Pastor Maldonado, de maneira surpreendente, em Barcelona, e, por fim, Webber no Principado do Mónaco. Na análise de Fernando, a F1 atual virou um jogo de sorte e azar.

Não importa o talento, não importa a equipa, não importa a performance, é como uma lotaria. O que se conquista na F1 não é por acaso. Precisamos de deixar claro que, se se vence uma corrida, é porque se fez algo melhor. Não acho que no momento isso está claro para todos”, comentou.

Alonso falou também sobre o momento ascendente da Ferrari. Depois de um terrível começo de campeonato, a equipa de Maranello parece ter encontrado o melhor acerto para a complexa F2012. A escuderia conquistou outro bom resultado no ano ao levar o espanhol ao terceiro lugar e proporcionou a Felipe Massa seu melhor resultado no ano, a sexta posição. Entretanto, na visão do líder do Mundial, não há espaço para comodismo e ainda há muita margem para evolução.

Não estávamos satisfeitos com o carro no começo da temporada. Não estávamos cheios de expectativas e a equipa tentou compreender os problemas o mais rapidamente possível e tentou fazer as mudanças. Parece que elas funcionaram, mas mesmo que estejamos felizes com a posição nossa agora e com os pontos que conquistamos, ainda sabemos, e somos sinceros com nós mesmos, que ainda não somos rápidos o suficiente. Há muito trabalho a ser feito, mas achamos que uma forte reação ainda está por vir na Ferrari”, afirmou o asturiano, que justificou a melhoria significativa do F2012 em relação ao começo do ano.

Mudamos principalmente a aerodinâmica. A F1 é dominada pela aerodinâmica e tivemos algumas áreas do carro que não estavam a funcionar exatamente da forma como elas foram concebidas, por isso fizemos alguns ajustes. Mudamos algumas filosofias de trabalho no carro e ele começou a funcionar. Mas como eu disse, isso não é o bastante, sabemos que vamos continuar a atualizar o carro”, finalizou Alonso.

Posted on 1 de Junho de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: