Penalizações e acidentes não impediram a Ocean de brilhar em Barcelona

Victor Guerin

Poderia ter sido um fim-de-semana de excelentes resultados para a Ocean Racing Technology que esteve em Barcelona para mais um ronda da GP2 Series. No entanto, alguns contratempos não permitiram que Nigel Melker e Victor Guerin conseguissem traduzir em pontos a performance que demonstraram em pista. Ambos os pilotos foram sistematicamente os mais rápidos em pista.

Na primeira corrida Nigel Melker saiu do 12º lugar da grelha e quando já tinha alcançado o oitavo lugar, onde rodava confortavelmente, o que lhe permitiria partir da ‘pole-position’ para a segunda corrida, viu ser-lhe atribuída uma penalização por ter excedido a velocidade máxima no ‘pit-lane’, em 1 km por hora, fazendo-o perder várias posições. Mas o piloto holandês não baixou os braços e recuperou posições até ao14º lugar. Na segunda prova quando, mais uma vez, estava a lutar pelos lugares pontuáveis, viu o piloto que seguia à sua frente entrar em pião, partindo-lhe a asa dianteira, o que obrigou a ir às boxes para a necessária substituição. Com este contratempo terminou no 24º lugar, apesar de ter rubricado a segundo volta mais rápida da corrida: “Na prova de hoje não fui feliz. São incidentes de corrida. Estava no sitio errado à hora errada. A penalização de ontem foi fruto de um erro estúpido que certamente não vou voltar a cometer. Mostrámos uma vez mais que temos andamento e por isso os resultados vão aparecer em breve”, referiu.

Victor Guerin que se estreou este fim-de-semana na GP2 não o poderia ter feito de melhor forma. O piloto brasileiro chegou a Barcelona para pilotar pela primeira vez um GP2, sem nunca ter realizado um único dia de testes. Apesar de apenas ter efectuado seis voltas lançadas no treino livre, que mal chegaram para conhecer a pista e o carro, foi directo para a qualificação onde registou um tempo a apenas 1,6s da ‘pole’, surpreendendo positivamente toda a equipa e vários adversários. Porém, a falta de experiência com a embraiagem de carbono do GP2, acabou por deixar o motor ir abaixo na pré grelha, o que o obrigou a partir das boxes depois de todo o pelotão já ter arrancado. Não se deu por vencido e imprimiu um ritmo cada vez mais rápido, conseguiu alcançar o pelotão, e iniciar uma série de ultrapassagens a pilotos com 2 e 3 épocas de experiência nesta categoria. Na segunda corrida partindo do 21º lugar, levou uma penalização por deixar o carro mexer ligeiramente na partida, e viu-se relegado novamente para a cauda do pelotão, mas estava determinado a continuar a brilhar, e depois de voltar à pista fez uma série de voltas num ritmo fortíssimo, cerca de 1 a 2 segundos por volta mais rápido que os homens que lideravam a corrida e acabou mesmo por registar a volta mais rápida : “Foi o meu primeiro fim-de-semana na GP2. Desconhecia por completo o carro e como também não fiz muitas voltas nos treinos, mas na qualificação reduzi a desvantagem para os pilotos mais rápidos. Na corrida 1 deixei o carro ir abaixo antes da volta de formação e isso obrigou-me a largar das boxes. Fiz a corrida que pude. Na prova de hoje, ainda sem estar bem familiarizado com a embraiagem fiz falsa partida que resultou num ‘drive-through’. Mas, o carro estava muito bom e eu estava a conseguir tirar partido do seu potencial. Fiquei muito contente por ter feito a volta mais rápida corrida, logo no fim-de-semana de estreia”, disse.

José Guedes e Tiago Monteiro não escondiam o misto de emoções: “Por um lado a satisfação de ver que os nossos pilotos e os carros, são efectivamente muito rápidos e podem discutir a vitória, por outro, a desilusão de ver os pilotos serem penalizados ou abalroados por adversários. Mas as corridas são mesmo assim, e vamos para o Mónaco com a motivação e determinação que nos caracteriza “,disseram.

A próxima ronda decorre dentro de 15 dias no mítico traçado do Mónaco.

Posted on 13 de Maio de 2012, in GP2 Series and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: