Davide Valsecchi vence pela 3ª vez consecutiva na GP2 Series

Davide Valsecchi

Davide Valsecchi continua imbatível no Bahrein. Depois de dominar toda a temporada do fim de semana passado ao vencer as duas etapas em Sakhir, o piloto da Dams confirmou o favoritismo, aproveitou o desgaste dos pneus do seu único adversário nesta sexta-feira, Giedo van der Garde, ganhou a liderança e não mais a perdeu, consolidando a supremacia no circuito árabe. O italiano somou 27 pontos pela vitória e ampliou a liderança no campeonato. Agora Valsecchi tem 25 pontos na GP2 em 2012.

Fabio Leimer também aproveitou o desgaste dos pneus de Van der Garde e faturou o segundo lugar no pódio. O suíço terminou a 7,7s de Valsecchi, o que demonstra a superioridade do piloto da Dams. Já o piloto da Caterham teve de se contentar com o terceiro lugar após ter largado na pole. Luiz Razia travou intenso duelo com Marcus Ericsson ao longo de praticamente toda prova e, também aproveitando a queda do rendimento dos pneus do sueco da iSport, subiu para o quarto lugar. Desta forma, o piloto da Arden soma agora 69 pontos e mantém a vice-liderança do campeonato.

Max Chilton terminou em quinto, seguido por Rio Haryanto, que fez boa prova e permaneceu sempre no rol dos primeiros em Sakhir. Felipe Nasr também conquistou algumas posições e somou pontos importantes, terminando no sétimo lugar no Bahrein. Ericsson resistiu como pôde e finalizou em oitavo. Desta forma, o sueco vai dividir com Nasr a primeira fila da etapa complementar da GP2 no Bahrein, no sábado, usando a regra da grelha invertida.

Van der Garde sustentou a liderança na partida, seguido de perto por Valsecchi e Leimer. A grande partida ficou por conta de Ericsson, que saltou de nono para quarto. O sueco da iSport era escoltado por Razia, que também ganhou uma posição. Outro destaque no começo de prova foi Nasr, que ganhou nada menos que três posições, saltando de 11º para oitavo. Em contrapartida, Jolyon Palmer e Stéphane Richelmi largaram muito mal e ficaram para trás.

Desde o início, Van der Garde recebeu pressão de Valsecchi, e ambos se distanciaram do terceiro classificado, Leimer. Mais atrás, Ericsson era pressionado por Razia e Chilton, que vinham em ritmo melhor. Nasr, por sua vez, duelou com González nas primeiras voltas da etapa barenita desta sexta-feira.

Ao longo da corrida, o desgaste dos pneus mostrou-se determinante para o resultado em Sakhir. Antes mesmo da janela para pit-stops, Van der Garde apresentou grande queda de rendimento e foi presa fácil para Valsecchi, que não tomou conhecimento do holandês da Caterham e assumiu a liderança para não mais perdê-la. Era possível ver boa parte da pista coberta por detritos de pneus, prova do grande desgaste dos compostos no circuito de Sakhir.

Depois da janela para troca de pneus, Valsecchi ganhou ainda mais folga na liderança, já que Leimer conseguiu passar Van der Garde e assumiu a segunda posição, seguido pelo holandês. O quarto ainda era Ericsson, mas volta após volta, Razia diminuía a vantagem do sueco e trazia consigo Chilton. Mais atrás, Rio Haryanto e Tom Dilmann protagonizavam interessante duelo.

Nasr voltou em 11º e logo retomou a sua jornada rumo aos pontos no Bahrein. Aos poucos, o jovem brasileiro, campeão da F3 Inglesa, conseguiu passar González, novamente, Johnny Cecotto, o seu carrasco na semana passada, e no fim da corrida, Tom Dillmann, assumindo o oitavo lugar que lhe dava, naquele momento, a pole na segunda corrida do fim de semana, marcada para sábado.

Razia também aparecia com destaque. O brasileiro aproveitou o grande desgaste dos pneus do carro de Ericsson e aproveitou para fazer a ultrapassagem sobre o sueco. Entretanto, o piloto da Arden trouxe consigo Chilton, que o pressionou até as últimas voltas. Também no fim da corrida, Nasr foi outro a aproveitar a queda de rendimento de Ericsson e ganhou mais uma posição no Bahrein, subindo para sétimo.

Enquanto os brasileiros lutavam por boas colocações nos últimos metros da etapa barenita, Valsecchi consolidava a sua supremacia em Sakhir. Ao cruzar a linha de chegada na frente no autódromo árabe, o italiano da Dams conquistava a sua terceira vitória no Bahrein em menos de uma semana, subindo para nada menos que 97 pontos na tabela.

Confira os resultados:

Pos Driver Team Time/Gap
 1.  Davide Valsecchi     DAMS                 57m35.088s
 2.  Fabio Leimer         Racing Engineering     + 7.711s
 3.  Giedo van der Garde  Caterham              + 14.824s
 4.  Luiz Razia           Arden                 + 24.142s
 5.  Max Chilton          Carlin                + 24.705s
 6.  Rio Haryanto         Carlin                + 40.965s
 7.  Felipe Nasr          DAMS                  + 45.772s
 8.  Marcus Ericsson      iSport                + 50.645s
 9.  Tom Dillmann         Rapax                 + 52.522s
10.  Johnny Cecotto       Addax                 + 55.578s
11.  Esteban Gutierrez    Lotus                 + 56.211s
12.  Nathanael Berthon    Racing Engineering  + 1m06.906s
13.  Brendon Hartley      Ocean               + 1m07.254s
14.  Rodolfo Gonzalez     Caterham            + 1m09.206s
15.  Simon Trummer        Arden               + 1m15.486s
16.  Julian Leal          Trident             + 1m16.363s
17.  James Calado         Lotus               + 1m20.506s
18.  Stephane Richelmi    Trident             + 1m21.441s
19.  Nigel Melker         Ocean               + 1m29.955s
20.  Fabio Onidi          Coloni              + 1m47.146s
21.  Stefano Coletti      Coloni                  + 1 lap
22.  Giancarlo Serenelli  Lazarus                 + 1 lap
23.  Ricardo Teixeira     Rapax                   + 1 lap

Retirements:

    Jolyon Palmer        iSport                  30 laps
    Fabrizio Crestani    Lazarus                 24 laps
    Dani Clos            Addax                    8 laps

Posted on 27 de Abril de 2012, in GP2 Series and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: