Filipe Albuquerque preparado para a primeira corrida do DTM

Filipe Albuquerque

Está prestes a arrancar a edição 2012 do Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM) onde Filipe Albuquerque vai dar cartas ao volante do novo Audi A5 DTM.

O Campeonato que tem sido referência a nível mundial ao longo dos anos tem esta época o envolvimento de três marcas oficiais: a Audi, Mercedes e BMW. Para além disso, entre os 22 pilotos inscritos apenas seis são de nacionalidade alemã. Filipe Albuquerque é o único representante português e junta-se a um vasto leque de estrelas mundiais do automobilismo: Ralf Schumacher, ex-piloto de F1, David Coulthard, ex-piloto de F1, Garry Paffet, piloto de testes da McLaren e vencedor do DTM em 2005, Andy Priaulx, três vezes Campeão do WTCC, Timo Scheider, duas vezes Campeão do DTM, Mattias Ekstrom, duas vezes Campeão do DTM, Martin Tomczyk actual Campeão em título do DTM assim como um sem número de outros pilotos.

Este ano para além da entrada oficial da BMW que vai certamente gerar competitividade num Campeonato que é regularmente discutido ao milésimo, há ainda outros aspectos importantes a ter em conta, como algumas alterações nos componentes aerodinâmicos mas também nos pneus. A Hankook será o único fornecedor das borrachas mas as dimensões dos pneus vão certamente dificultar a tarefa dos pilotos.

No caso concreto de Filipe Albuquerque, o piloto português teve uma pré-temporada bastante activa mas enfrentará, tal como os seus companheiros de equipa, o desafio de colocar em pista o novo Audi A5 DTM que este ano se estreia. Em testes, a marca de Ingolstadt percorreu centenas de quilómetros, mas a realidade é que só na primeira corrida se vai perceber onde se encontra cada um em termos de performance.

Os resultados alcançados nos testes, especialmente os últimos em Hockehnheim, abrem boas perspectivas para a Filipe Albuquerque que dá início à sua segunda temporada no Campeonato, depois de na época de estreia ter conseguido o feito de subir ao segundo lugar do pódio em Valência, conquista nunca antes feita por um piloto português.

Estou com muita vontade de dar início ao Campeonato. Apesar de ter sido uma pré-época bastante intensa, quero perceber como vamos estar na primeira corrida. Sei que vai ser uma prova dura, porque mais uma vez as diferenças vão ser muito curtas entre todos. Não vão ser permitidos erros pois o mínimo deslise coloca qualquer um do primeiro para o último lugar. Estrear o Audi A5 DTM vai ser um momento importante assim como defrontar-nos com os recém chegados BMW. O Campeonato está recheado de pilotos experientes estou certo que vai ser uma época muito interessante“, começou por explicar Filipe Albuquerque.

Em termos de resultados e depois da experiência adquirida no primeiro ano, o piloto português espera: “Rodar nos lugares da frente e conseguir somar pódios. Esse é o meu principal foco e é nesse sentido que vamos trabalhar“, concluiu.

De salientar o percurso profissional de Filipe Albuquerque que o coloca neste momento num patamar de destaque no seio do automobilismo mundial. Depois de se ter sagrado Campeão de Formula Renault 2.0 e Fórmula Renault Norte Europeia sob a alçada da Red Bull Junior Team, projecto que visava formar jovens talentos em pilotos de F1. Ingressa depois na World Series by Renault, uma das antecâmeras da F1 onde, no seu ano de estreia conquista o quarto lugar. Disputou ainda duas corridas na GP2 Series e fez um sem número de testes de Fórmula Um para a Red Bull e Toro Rosso. Finalizado o acordo com a Red Bull, o piloto destaca-se no A1GP levando o nome de Portugal um pouco por todo o mundo. Depois, deixa definitivamente os monolugares e centra a sua carreira nos carros de Grande Turismo. Disputa o Campeonato Italiano de GT3 enquanto piloto oficial da Audi Itália e sagra-se vice-campeão. Logo depois é chamado pela Audi Motorsport para ingressar no DTM. No início deste ano assinou um acordo com a marca por mais dois anos.

A Sporttv vai transmitir as 11 corridas que compõem o Campeonato, este Domingo a corrida terá transmissão na Sporttv 3 às 16h.

Posted on 25 de Abril de 2012, in DTM and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: