João Rato arrasa com o melhor tempo entre o plantel das Mazda BT-50

João Rato

João Rato registou o menor ‘crono’ no conjunto da dupla passagem pela SuperEspecial da Herdadinha entre os concorrentes do Desafio Total/Mazda 2012, um sector que deu início à primeira jornada desta iniciativa, integrada na 24ª edição do Ervideira Rali TT. Acompanhado por Paulo Torres no interior da Mazda BT-50 com o nº 21 nas portas, o detentor do título de 2011 entrou prego a fundo na prova, deixando os seus adversários mais directos – Etelvino Carvalho e Pedro Barroco – a 27,54 e a 35,04 segundos, respectivamente.

João Rato começou por registar o melhor tempo na primeira volta de 5 km desta SuperEspecial, num espectáculo de condução testemunhado pelo muito público espalhado pelo percurso, então com uma vantagem de 18,3 segundos sobre Pedro Barroco, surgindo depois Carlos Pinto a 21,2 segundos. Na segunda volta, Rato repetia o feito e voltava a ser o mais lesto, retirando ainda 63 centésimos de segundos ao seu registo anterior, ao mesmo tempo que se impunha em 4,76 segundos a Carvalho e em 5,57 segundos a Miguel Paião.

Correu muito bem apesar de um problema de aquecimento na segunda volta”, referiu o vencedor da dupla passagem pela SuperEspecial, acrescentando depois “que a equipa vai ter agora de trabalhar para o solucionar durante a noite, de modo a tudo estar a 100% amanhã”. Fruto dos registos alcançados, o piloto será o 12º a sair para a estrada, beneficiando de um piso menos revolto, face ao que os seus perseguidores irão encontrar.

Segundo mais rápido neste aperitivo para a dupla passagem pelo troço cronometrado de 150 km de amanhã, o estreante Etelvino Carvalho afirmou que “o furo na primeira passagem desanimou um bocado, mas depois na segunda tudo se recompôs e alcancei um bom registo”. Será o 19º piloto amanhã na estrada.

Já Pedro Barroco, o terceiro mais lesto nestes 10 km, também sofreu “um furo na primeira passagem, o que condicionou o andamento. Depois, na segunda volta, achei que tinha furado outra vez, com um furo lento, o que felizmente não aconteceu”. Sairá para o troço cronometrado de amanhã na 24ª posição.

Atrás dos três mais rápidos das BT-50 da Mazda, classificaram-se, por esta ordem, Miguel Paião, Carlos Pinto e Durval Costa.

Amanhã disputa-se o sector competitivo (com 300 km ao cronometro) que irá definir o vencedor desta primeira prova do Desafio Total/Mazda 2012. Este heterogéneo grupo aposta na reconhecida qualidade e fiabilidade da pick-up Mazda BT-50, pretendendo não só garantir o melhor resultado no âmbito da iniciativa conjunta da Mazda Motor de Portugal e da Cepsa Portuguesa, representante em Portugal dos lubrificantes Total, como para perseguirem a melhor posição possível à geral, embora tendo em conta as pontuações do troféu.

DESAFIO TOTAL/MAZDA – Ervideira Rali TT 2012

Classificação Geral (provisória*) – Após SuperEspecial (10 km):

1º João Rato/Paulo Torres 10m10,79s

2º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves 10m38,73s

3º Pedro Barroco/Luís Ferreira 10m46,23s

4º Miguel Paião/Gil Brito 10m47,64s

5º Carlos Pinto/Jorge Amaral 10m50,83s

6º Durval Costa/José Motaco 10m54,91s

Posted on 21 de Abril de 2012, in Desafio Total/Mazda and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: