Crónica F1 de Nuno Leite Castro – GP China – 2012

1ª vitória de Rosberg e da Mercedes em 2012

Continente asiático, Xangai, GP da China 3ª prova a contar para o campeonato do mundo de F1. Este é um circuito relativamente recente e a sua curiosidade é o facto de o desenho da pista ser retirado de um caractere chines. Depois de um GP da Malasia cheio de surpresas e com um vencedor inesperado (Alonso), esperava-se que a F1 voltasse à “normalidade”, mas não foi isso que aconteceu…

As três sessões de treinos livres foram dominadas por completo pela, McLaren e Mercedes GP. Chegados à “Qualificação”, temos uma primeira surpresa, Vettel o bi-campeão do mundo fica de fora da Q3(!!!!). A segunda grande surpresa foi o facto de Nico Rosberg ter conquistado a sua primeira pole e a primeira desde o regresso do constructor alemão ao circo da F1! E para completar as surpresas, com a penalização de Lewis Hamilton, Schumacher subiu ao 2º lugar dando assim a primeira linha da grelha de partida à Mercedes, quem diria!!!! De referir a excelente forma em qualificação dos Sauber e Lotus.

NA CORRIDA,

Rosberg larga muito bem, seguido do seu companheiro de equipa Michael Schumacher. Button faz uma boa largada e passa um dos Sauber e ascende ao 3º lugar. A corrida até à primeira paragem correu sem grandes movimentações na frente, apenas Webber que entrou mais cedo que toda gente para tentar ganhar posições. É então a vez de Schumacher parar, tudo normal até que o mecânico da roda traseira direita não faz o seu seviço como deve ser e obriga o alemão a desistir mesmo à saida das boxes e a Mercedes multada por “unsafe release”.

Depois de toda a agitação da primeira paragem Button estava muito rápido e a apanhar Rosberg, previa-se uma luta a dois até ao fim, mas na segunda paragem, por coincidência o mecênico da roda traseira de Button também teve problemas mas conseguiu resolvê-los, no entanto, o britânico da McLaren perdeu ali a hipótese da vitória e quiçá do pódio. Nico Rosberg estava assim em posição de não fazer outra paragem e controlar os adversários e desde Monza em 1955 com Juan Manuel Fangio, que a marca da estrelinha alemã não ganhava um GP. Button com uma excelente recuperação chega ao 2º lugar seguido por Lewis Hamilton que mais uma vez termina em 3º em outros tantos GP’s.

O bom do fim de semana,

Nico Rosberg, claro está, pela sua primeira pole, pela sua primeira vitória na F1 ao fim de 111 gp’s (coincidência…) E por ter posto a Mercedes de volta ao lugar mais alto no final de um GP.

Mercedes porque apresenta um carro muito competitivo e resta saber se não conseguiria alcançar a dobradinha!

Jenson Button e o seu McLaren, não fosse o pequeno precalço nas boxes e aqui o texto poderia ser outro!!

Lewis Hamilton parece estar bem ao trocar a agressividade pela consistência, estaremos perante um novo Hamilton?! A ver vamos..

Roman Grosjean porque consegue terminar um GP, em 6º lugar, conquistando assim os seus primeiros pontos deste ano. A Williams, com Bruno Senna e Pastor Maldonado, excelente performance por parte destes dois, que começam a ser um caso sério na F1, a pergunta que se coloca é, até onde irá este Williams?!

Mark Webber porque mais uma vez bateu o alemão seu companheiro de equipa e porque arriscou na corrida, não deu certo, mas pelo menos tentou.

De referir ainda a boa consistência do pelotão mais fraco da F1, HRT, Marussia e Caterham, o facto de terminarem corridas demonstra fiabilidade e o mais importante, dados para serem processados e entendidos pelos engenheiros para o futuro.

O mau do fim de semana 

Ferrari, quem mais poderia ser, este GP só mostrou que a corrida da Malásia foi um acaso com muitos factores à mistura. A marca do cavalinho negro esteve completamente à margem do ritmo e note-se, não da Red Bull, Mercedes ou McLaren, mas sim dos Williams, Lotus e Sauber, muito mau para ser verdade, de facto este bólide não foi nada bem conseguido. Fernando Alonso, sim ponho aqui o espanhol, porque já chega de criticar sempre o Massa que também esteve mal, mas Alonso também, ambos não têm carro e não conseguem melhorá-lo, não é só a equipa que tem de trabalhar, os pilotos também têm de ajudar.

Kimi Raikkonen, porque obteve um excelente 5º (que se tornou um 4º devido à penalizaçãp de Hamilton) na grelha de partida e acabou a corrida num pobre 14º lugar enquanto que o seu companheiro de equipa quedou-se pelo 6º posto final, a estratégia aqui não resultou.

Sebastian Vettel, mau, muito mau, não chega à Q3, acaba em 5º e perdeu durante todo o fim de semana para o seu companheiro de equipa, bi-campeão sim senhor, mas só com o melhor carro, sem ele, no meio do pelotão não consegue tirar partido da máquina que ainda possui, a Red Bullterá de trabalhar muito, pois o facto de ter perdido os escapes laterais está a dar-lhes muitos amargos de boca.

Nem sei se hei-de colocar aqui os Sauber, mas a verdade é que eles estiveram bem em qualificação, mas em corrida perderam muito e apenas Kobayashi pontuou no 10º lugar, eu ponho-os aqui porque começo a cobrar mais deste fantásticos Sauber.

Uma palavra para a FIA

O fim de semana correu tranquilamente sem qualquer tipo de precalço, mas tenho de referir que se por um lado, os pneus Pirelli trouxeram um grande entretenimento e incerteza à F1, como prova disso temos este GP da China, mas por outro lado o desgaste dos pneus foi exagerado, os “marbles” (depósito de borracha na pista) eram demasiados, os pilotos saiam da linha ideal e iam logo para a gravilha, é comum isso acontecer na China, mas não desta maneira. Vamos ver como corre no Bahrain, se continuar é necessário rever essa situação, caso contrário ninguém irá tentar uma ultrapassagem!!!

Ansioso por saber se o GP do Bahrain vai ter lugar na data prevista ou não!

Até lá fique com NLC “Crónicas F1”!! o seu blog de eleição!

NLC©2012 (http://nunoleitecastro.blogs.sapo.pt/6005.html)

Posted on 18 de Abril de 2012, in Crónicas Nuno Leite Castro, Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: