Álvaro Parente: “No FIA GT1 temos de dar o máximo em cada instante mas na Blancpain temos de ter cuidado com a mecânica mantendo um ritmo constante”

Álvaro Parente

Álvaro Parente disputou no passado fim de semana a primeira etapa do Blancpain Endurance Series de 2012, uma das competições reservadas a GT’s mais competitivas do mundo, e, apesar de ter abandonado, demonstra-se otimista para a restante temporada.

A primeira prova do Blancpain Endurance Series, que teve lugar este fim de semana em Monza, foi bastante difícil para ti. Que balanço fazes?

Álvaro Parente: Este fim de semana foi complicado, mas já estávamos conscientes disso, dado que, devido ao BOP (balance of performance para equilibrar andamentos, onde se mexe no peso e restritor) – , o nosso carro não é dos mais potentes e, em Monza, a velocidade de ponta é de capital importância. Ainda assim, esperávamos um bom resultado e o abandono, devido a problemas no alternador, foi frustrante, até porque nem sequer cheguei a sentar-me no carro durante a corrida. No entanto, existem alguns aspectos positivos a retirar, como é o caso da fácil adaptação e o bom relacionamento entre os pilotos. Chegámos a algumas conclusões no que diz respeito às afinações, aos travões, que serão melhorados, e a equipa sabe agora quais são áreas onde tem que evoluir.

Apesar de usares o McLaren MP4-12C GT3 em ambas competições – no Campeonato do Mundo FIA GT1 o da Hexis Racing e no Blancpain Endurance Series o da United Autosports – a filosofia dos dois campeonatos são bastante distintas. Quais são as suas principais diferenças?

Álvaro Parente: No Campeonato do Mundo FIA GT1 as corridas são mais curtas e são realizadas com menos carros em pista, o que nos obriga a dar o máximo em cada instante, dado que só assim poderemos alcançar os resultados que ambicionamos. Já no Blancpain Endurance as provas tem a duração de três horas, sendo imperativo que tenhamos algum cuidado com a mecânica, muito embora tenhamos que exibir um ritmo constante e forte. A gestão de prova tem, por isso, um papel importante. Para além disso, somos obrigados a ter algum cuidado com os outros carros, dado que, em Monza por exemplo, tínhamos em média cerca de dez carros por quilómetro. O carro não é muito diferente, mas os pneus são de outra marca e as pastilhas de travão privilegiam a resistência, no Blancpain Endurance Seres. Já no que diz respeito às exigências físicas, as provas de três horas são mais difíceis, mas não colocam grandes problemas.

Durante o fim de semana de Monza, que foi realizada no passado fim de semana, partilhaste a pista com mais cinquenta e seis carros. A que tipo de cuidado esta característica te obriga a tomar?

Álvaro Parente: Com cinquenta e sete carros em pista é necessário estar mais atento aos outros pilotos, até porque muitos são Gentleman Drivers. É essencial manter um ritmo forte e ter cuidado para não nos vermos envolvidos num incidente que pode comprometer uma prova de três horas que, normalmente, envolvem alguma estratégia e consistência de andamento. É um exercício ligeiramente diferente, mas no final o objetivo é o mesmo: ver a bandeirada de xadrez antes de todos os outros.

Tens sentido alguns problemas técnicos nos teus carros, neste início de temporada, mas tens mostrado também que existe um enorme potencial no McLaren MP4-12C GT3, quais são as suas principais características?

Álvaro Parente: O McLaren MP4-12C GT3 é muito equilibrado e leve, é realmente uma carro de corridas, e também a travagem é muito boa. No campo do motor estamos um pouco castrados pelo BOP. Temos ainda algum trabalho pela frente, como é o caso das pastilhas de travão que serão evoluídas rapidamente, mas a base de trabalho é muito boa e vamos ter um carro competitivo.

Posted on 17 de Abril de 2012, in Blancpain Endurance Series and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: