Inexperiência impede lugar no pódio para o Team Novadriver e ficam em 7º

César Campaniço e Ni Amorim

Após uma qualificação onde a chuva acabou por prejudicar o desempenho de Ni Amorim, piloto designado para qualificar o Audi R8 LMS do Team Novadriver para a primeira corrida da jornada dupla do Campeonato Europeu FIA GT3 a realizar-se em Nogaro, a corrida foi, como previram os dois pilotos da equipa, muito diferente.

O Audi R8 LMS com as cores do Banco Sol, Carglass, Hagen e SIVA, ganhou várias posições logo no arranque, começando aqui um verdadeiro recital de pilotagem à chuva por parte de Ni Amorim. Durante muitas voltas foi pressionado por adversários com carros já com as especificações de 2012, mas conseguiu resistir e chegar à regulamentar paragem nas boxes confortavelmente instalado no terceiro lugar da geral.

A equipa de boxes do Team Novadriver trabalhou de forma perfeita, tendo César Campaniço rendido Ni Amorim ao volante do Audi R8 LMS. Durante esta obrigatória paragem nas boxes, a equipa decidiu trocar os pneus de chuva por borrachas para piso seco. Esta decisão parecia ser a acertada numa altura em que já tinha parado de chover há bastante tempo e algumas partes da pista estavam a secar rapidamente.

Todavia, a instabilidade meteorológica da zona onde está situado o circuito de Nogaro juntamente com a muita humidade que se abateu sobre o traçado francês, acabou por tornar debalde a aposta na troca para pneus para piso seco.

Se em termos de resultado final, a opção foi errada, pelo menos permitiu que César Campaniço mostrasse a sua classe e talento, mantendo em pista um Audi R8 LMS ferido na competitividade.

César Campaniço – “Como tinha antecipado ontem, mostrámos capacidade, apesar de ainda estarmos a competir com o Audi R8 LMS com especificações de 2011, de lutar pelos primeiros lugares e o Ni Amorim provou exactamente isso. Infelizmente, decidimos de acordo com as indicações que vinham da pista e pela análise das condições atmosféricas, trocar para pneus para piso seco. Errámos nessa estratégia, pois abateu-se uma enorme humidade sobre o circuito e apesar de já não chover, a pista secou muito lentamente e só nos últimos minutos consegui aproveitar a vantagem dos ‘slicks’ e andar verdadeiramente depressa. Estou, naturalmente, desapontado com o resultado, mas muito satisfeito porque o Team Novadriver mostrou-se rápido e eficaz nas boxes e pela capacidade que mostrámos, mesmo com um carro ainda inferior aos demais. Nesta primeira corrida, caso a aposta nos pneus de seco fosse bem sucedida, tínhamos terminado no pódio. Aprendemos muito para a corrida de amanhã e melhor posicionados na grelha, acredito que podemos sair daqui com um pódio.

Team Novadriver com azar em Nogaro

Ni Amorim – “Comecei a corrida muito bem, ganhando logo várias posições para estabilizar no quarto lugar. A pista estava muito escorregadia nos primeiros minutos e consegui defender-me dos ataques de vários adversários até que a prudência me aconselhou a moderar o ritmo num circuito muito complicado e, naquela altura, traiçoeiro. Menos avisados, alguns dos pilotos à minha frente acabaram por cometer erros, ao passo que mantendo o Audi R8 LMS do Team Novadriver dentro dos limites da pista, consegui entregá-lo sem mácula ao César Campaniço que, infelizmente, foi travado por uma má escolha de pneus. Estou triste pelo magro resultado, que não espelha o que fizemos em pista, mas muito contente porque estamos com um bom andamento e perfeitamente capazes de alcançar o pódio na corrida de amanhã, onde temos a vantagem de estar mais perto dos primeiros.

Amanhã realiza-se a segunda corrida desta primeira jornada dupla do Campeonato Europeu FIA GT3, às 08:45.

Classificação final da Corrida 1

1ºs Gregory Guilvert/Marc Sourd (Audi R8 LMS Ultra)

2ºs Stefano Gai/Michael Lyons (Ferrari 458 Italia)

3ºs Dominik Baumann/Maximilian Buhk (Mercedes SLS AMG GT3)

4ºs Jesse laine/Gilles Vannelet (Lamborghini Gallardo LP60)

5ºs Jerome Demay/Dino Lunardi (Audi R8 LMS Ultra)

6ºs Mika Vahamaki/Max Nilsson (Mercedes SLS AMG GT3)

7ºs César Campaniço/Ni Amorim (Audi R8 LMS)

8ºs Sergey Ryabov/Miguel Toril (Ferrari 458 Italia)

9ºs Maleev Vyacheslav/Ladygin Kirill (Ferrari 458 Italia)

10ºs Gaetano Perez/Giuseppe Ciró (Ferrari 458 Italia)

Posted on 8 de Abril de 2012, in FIA GT3 European Championship and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: