Excelente prestação do Team Novadriver apesar das dificuldades encontradas

Ni Amorim e César Campaniço

O Team Novadriver cumpre a estreia no Campeonato Europeu FIA GT3, participando na primeira jornada dupla da competição a decorrer no circuito Nogaro Paul Armagnac, em França. Para esta participação nesta importante competição com chancela FIA, o Team Novadriver continua a apostar no Audi R8 LMS, tendo escolhido como pilotos titulares para todas as jornadas duplas da competição, César Campaniço e Ni Amorim.

Depois de dois dias de testes, onde a chuva e um inusitado furo, que estragou um jogo de pneus novos, condicionaram o programa de trabalho da equipa, os pilotos do Team Novadriver encararam os treinos livres como forma de completar o trabalho feito no início da semana. Por isso mesmo, os tempos reflectiram uma afinação menos conseguida para o Circuito de Nogaro Paul Armagnac. Que para os treinos de qualificação foi corrigida mais de acordo com as necessidades da pista, deixando César Campaniço e Ni Amorim com justificadas esperanças num óptimo resultado.

Porém, a utilização do Audi R8 LMS na versão de 2011 – o novo carro, um Audi R8 LMS Ultra, ainda não está disponível e a FIA não permitiu competir com o kit de conversão – e uma meteorologia demasiado instável, prejudicaram os intentos do Team Novadriver.

Ni Amorim foi o primeiro piloto da dupla nacional a entrar em pista, com alguns chuviscos que antecipavam chuva mais forte. Nesse pressuposto, o piloto entendeu por bem tentar o melhor tempo logo nas primeiras voltas. Porém, a chuva acabou por não aparecer, deixou a pista mais rápida e Ni Amorim sem voltas para conseguiu ir alem do 9º lugar.

César Campaniço encarregou-se da segunda sessão de treinos cronometrados e jogando a carta da prudência, conseguiu um óptimo 7º lugar, a poucas décimas dos primeiros. Ainda assim, foi prejudicado pelo muito tráfego que se gerou devido à preocupação com a chuva que acabou por cair apenas no final do treino.

César Campaniço – “A incerteza da chuva levou-me a tentar de imediato rubricar um bom tempo, mas todos tiveram a mesma ideia e acabei por apanhar demasiado tráfego. O suficiente para me fazer perder algumas décimas que fizeram a diferença entre rubricar um tempo entre os 5 primeiros ou o 7º lugar em que terminámos. Apesar de todas estas contrariedades e do facto de estarmos ao volante do Audi R8 LMS com especificações de 2011, considero que o Team Novadriver fez um excelente trabalho e estou confiante que na corrida temos condições e andamento para lutar pelos primeiros lugares. Seja como for, queremos amealhar o maior número de pontos desde já.”

Ni Amorim – “Soube muito bem este regresso a um Campeonato FIA GT e se não posso considerar o meu 9º lugar como excelente, acaba por ser importante  e consequência dos problemas com a meteorologia. Iniciei a sessão com alguns chuviscos e perante a possibilidade de chuva forte, tentei logo nas primeiras voltas rubricar o meu tempo. Infelizmente, não choveu, a pista secou e nessas condições ficou muito mais rápida, o que não me ajudou nada pois já tinha esgotado as voltas para qualificar o carro. Apesar de tudo isto, com diferenças tão pequenas, acredito que vamos conseguir amealhar muitos pontos.”

Raul Esperto (responsável técnico) – “O Circuito Nogaro Paul Armagnac é uma pista complicada e que exige alguma atenção nas afinações. Isto porque torna-se mais rápida, mas difícil, com o tempo quente, enquanto com o tempo frio é lenta, mas mais benigna para carros e pilotos. A meteorologia não nos tem ajudado, com chuva intermitente que acaba por lavar a borracha deixada em pista. Ainda que limitados pelos problemas durante os testes e nos treinos livres, conseguimos encontrar a melhor afinação e mesmo correndo com o carro de 2011, acredito que nas duas mangas teremos uma classificação final muito interessante, confiando a 100 por cento na fiabilidade, qualidade e robustez do Audi R8 LMS.”

Posted on 7 de Abril de 2012, in FIA GT3 European Championship and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: