Alain Menu vence segunda corrida e mantém 100% de vitórias da Chevrolet em 2012

Alain Menu

A Chevrolet continua com 100% de aproveitamento no WTCC. Depois de vencer duas vezes com Yvan Muller em Monza, e mais uma vez com o tricampeão da categoria, na manhã deste domingo, em Valência, Alain Menu subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez em 2012. O piloto suíço largou na terceira posição, mas provou a superioridade do Cruze ao consegui passar Tom Coronel e Stefano D’Aste, ambos a correr pela BMW, e terminou um fim de semana bastante positivo para a montadora campeã do WTCC.

Por sua vez, Muller não repetiu a boa performance das corridas iniciais da temporada. O francês largou na décima posição, fruto da regra que inverte as posições do Q1 na grelha da segunda corrida de cada ronda. Ainda assim, Yvan conseguiu recuperar duas posições para cruzar a linha de chegada no grupo dos oito primeiros, pouco mais de 0,6s atrás de Pepe Oriola.

D’Aste largou na pole e conseguiu permanecer na frente, seguido por Engstler e Menu. Dudukalo, terceiro na grelha, não fez uma boa largada, ficando parado na grelha e perdeu várias posições, perdendo qualquer possibilidade de obter outro bom resultado no circuito Ricardo Tormo.

Antes do fim da primeira volta, Menu começou a mostrar a força do Chevrolet Cruze ao não tomar conhecimento da BMW de Engstler, assumindo assim a segunda posição. Franz perdeu bastante rendimento e também foi superado por Tom Coronel, que assumiu o terceiro posto.

Durou pouco a vida boa de D’Aste na liderança em Valência. Pressionado por Menu, o italiano cometeu um erro na entrada de uma curva e permitiu a ultrapassagem do piloto da Chevrolet. Pouco mais atrás, Engstler conseguiu recuperar a terceira posição ao passar Coronel, protagonizando assim um dos bons duelos da corrida.

Já no fim da corrida, um excesso de óleo na pista deixado por James Nash, provocou vários problemas aos pilotos na disputa, sobretudo entre os líderes. Menu até escapou ileso, mas Engster e D’Aste perderam tempo, o suficiente para que Coronel assumisse o segundo lugar. Muller, que vinha no pelotão intermédio, também foi prejudicado e caiu para oitavo.

Já na 13ª e última volta, Coronel foi para o ‘tudo ou nada’ contra Menu e tentou ultrapassar o suíço. Ambos chegaram a tocar-se, mas conseguiram permanecer na pista. Melhor para o piloto da Chevrolet, que foi ao pódio em Valência, sendo seguido por Coronel e D’Aste. Norbert Mischelisz foi o quarto melhor posicionado, enquanto Engstler segurou a quinta posição, consolidando a boa performance da BMW, com quatro carros entre os cinco primeiros.

Robert Huff foi o sexto, 3,007s atrás do companheiro de equipa Menu. Pepe Oriola concluiu a prova em sétimo, seguido por Muller e Gabriele Tarquini. Mehdi Bennani completou a lista dos dez melhores da segunda corrida do WTCC no circuito Ricardo Tormo.

Já Tiago Monteiro, numa corrida mais ao nível do carro que possui, foi o décimo terceiro, numa corrida em que esteve presente em várias lutas, entre elas com o russo Dudukalo.

Após quatro etapas, Muller disparou na classificação do campeonato e agora tem 84 pontos, contra 49 de Huff. Tarquini vem em terceiro e soma 42, enquanto Coronel acumula 40. Alain Menu subiu para quinto e soma agora 36 pontos. Tiago Monteiro encontra-se em 13ºlugar na geral com 2 pontos conquistados.

A próxima ronda dupla do WTCC será disputada daqui a duas semanas, no dia 15 de abril, no circuito de Marrakesh, no Marrocos.

Confira os resultados:

Pos Driver Team/Car Time/Gap
 1.  Alain Menu            Chevrolet             23m03.207s
 2.  Tom Coronel           ROAL BMW                + 0.861s
 3.  Stefano D'Aste        Wiechers BMW            + 1.306s
 4.  Norbert Michelisz     Zengo BMW               + 1.629s
 5.  Franz Engstler        Engstler BMW            + 1.901s
 6.  Rob Huff              Chevrolet               + 3.007s
 7.  Pepe Oriola           Tuenti SEAT             + 5.704s
 8.  Yvan Muller           Chevrolet               + 6.368s
 9.  Gabriele Tarquini     Lukoil SEAT            + 15.044s
10.  Mehdi Bennani         Proteam BMW            + 15.306s
11.  Isaac Tutumlu         Proteam BMW            + 19.838s
12.  Aleksei Dudukalo      Lukoil SEAT            + 21.166s
13.  Tiago Monteiro        Tuenti SEAT            + 21.865s
14.  Alex Macdowall        bamboo Chevrolet       + 23.167s
15.  Tom Chilton           Arena Ford             + 25.024s
16.  Pasquale di Sabatino  bamboo Chevrolet       + 27.071s
17.  Andrea Barlesi        SUNRED SEAT            + 50.229s
18.  Fernando Monje        SUNRED SEAT          + 1m04.377s

Did not finish:

     Charles Ng            Engstler BMW             10 laps
     James Nash            Arena Ford                8 laps
     Darryl O'Young        Special Tuning SEAT       4 laps
     Alberto Cerqui        ROAL BMW                   1 lap
     Tom Boardman          Special Tuning SEAT       0 laps
     Gabor Weber           Zengo BMW                 0 laps

Posted on 1 de Abril de 2012, in WTCC and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: