Mikko Hirvonen lidera um caótico Rally de Portugal; Armindo Araújo já é 11º

Mikko Hirvonen

O mau tempo foi o protagonista do segundo dia de provas do Rali de Portugal, quarta etapa do Mundial de Rali, nesta sexta-feira. A forte chuva que desabou na região do Algarve, juntamente com o nevoeiro predominante no local da prova, deixou o percurso sob condições críticas, dificultando muito a vida dos pilotos e navegadores.

Foi por conta de tais fatores que a dupla da Ford, favorita à vitória depois do abandono de Sébastien Loeb na quinta-feira, deu adeus às hipóteses de vitória em terras portuguesas. Jari-Matti Latvala e Petter Solberg, nos etapas 5 e 6, respectivamente, bateram e encerraram as suas participações, pelo menos nesta sexta-feira. Melhor para Mikko Hirvonen, que assumiu a liderança e agora desponta como grande favorito à vitória em Portugal.

Mas o grande nome das primeiras três especiais desta sexta-feira foi Dani Sordo, que só não está na luta pela vitória depois do revés sofrido na última quinta, quando enfrentou problemas elétricos no seu Mini John Cooper Works e perdeu muitas posições. Ainda assim, o espanhol obteve grande reação, venceu as três especiais da manhã e agora está em 13º.

Hirvonen, número 2 da Citroën tem vantagem confortável, pelo menos em teoria, para Evgeny Novikov, o novo segundo classificado da prova depois que Mads Ostberg enfrentou problemas. O vice-campeão do mundo tem 36,3s de frente para o russo, que corre com um Ford da M-Sport. Destaque para o surpreendente Patrik Sandell, que apenas provou o bom rendimento da Mini neste segundo dia de competições no Algarve. O sueco fechou a metade do segundo dia de competições na quarta posição.

Martin Prokop, checo que corre com um Ford Fiesta de equipa privada, é o quinto classificado, seguido por Nasser Al-Attiyah, que segue com bom rendimento em Portugal. Peter Van Merksteijn Junior, é o sétimo classificado, seguido por Dennis Kuipers, Sébastien Ogier, piloto da Volkswagen, mas que neste ano corre com Skoda Fabia S2000, e Jari Ketomaa.

O português Armindo Araújo vem logo atrás, em 11º lugar após uma espetacular recuperação, já que começou o dia na 32ªposição. Acabando em 11ºlugar, o piloto de Santo Tirso encontra-se logo à frente de Petter Solberg, que conseguiu voltar à prova, mas está a 7min35s do líder Hirvonen e tem as chances de lutar pela vitória bastante reduzidas.

Antes da pausa para o almoço, os pilotos destacaram as condições críticas do terreno em Portugal. Hirvonen, apesar de ter vantagem confortável perante Novikov, entende que será complicado manter a liderança. “Está tudo tão escorregadio, tão enlameado. As mudanças de aderência são constantes, então tudo pode acontecer. Estou na frente, mas não será fácil.

Sordo, por sua vez, acredita que o pior ainda está adiante. “É muito, mas muito difícil guiar nestas condições, escorrega muito e, por vezes, é impossível ver a pista, mas os maiores problemas ainda estão por vir”, declarou o catalão da Mini.

Confira o top 10:

Pos Driver Team/Car Time/Gap
 1.  Mikko Hirvonen           Citroen                 1h20m01.7s
 2.  Evgeny Novikov           M-Sport Ford               + 36.3s
 3.  Mads Ostberg             Adapta Ford                + 41.8s
 4.  Patrik Sandell           Prodrive Mini            + 3m07.2s
 5.  Martin Prokop            Czech Ford               + 3m25.8s
 6.  Nasser Al-Attiyah        Qatar Citroen            + 3m46.9s
 7.  Peter van Merksteijn Jr  van Merksteijn Citroen   + 3m50.8s
 8.  Dennis Kuipers           M-Sport Ford             + 4m41.1s
 9.  Sebastien Ogier          VW Skoda                 + 5m45.1s
10.  Jari Ketomaa             Autotek Ford             + 5m52.3s

Posted on 30 de Março de 2012, in WRC and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: