Jari-Matti Latvala lidera o primeiro dia do Rally de Portugal; Armindo Araújo perdeu tempo

Estado do carro de Sébastien Loeb

Na quarta, Ford e Citroën já falavam num duelo emocionante no primeiro dia do Rali de Portugal. Nesta quinta-feira, a previsão confirmou-se. Com estratégias distintas, as duas construtoras alternaram-se na liderança durante a maior parte do dia, mas foi a marca americana quem levou a melhor, com Jari-Matti Latvala a cruzar a linha de chegada com uma vantagem de 2,6s para o companheiro de equipa, Petter Solberg. Sébastien Loeb, por outro lado, abandonou após sofrer um acidente.

O duelo entre Ford e Citroën começou antes mesmo do começo da especial, com a fabricante francesa optando por largar na frente. Geralmente, as equipas escolhem ir para último para não limparem o caminho para os rivais, mas, segundo a tática gaulesa, a poeira levantada pelos primeiros carros poderia dar problemas de visibilidade para quem viesse de seguida, principalmente no período da noite.

Apesar da tentativa de nó-tático de uma construtora na outra, a etapa foi decidida apenas no fim do dia. A Ford até conseguiu ser mais rápida nas primeiras etapas, mas teve problemas de aderência no último trecho, atingido por uma forte tempestade já durante a noite. Mesmo assim, Latvala assumiu a liderança do rali ao passar pelos quatro etapas em 25min04s6.

Petter Solberg, também da Ford, apareceu em segundo, apenas 2,6s atrás do companheiro de equipa. Mikko Hirvonen foi o melhor representante da Citroën, em terceiro, com 5s de desvantagem.

A quarta posição foi do jovem Ott Tanak, que foi o vencedor da quarta etapa. Thierry Neuville, Mads Ostberg, Evgeny Novikov, Jari Ketomaa, Hayden Paddon e Dennis Kuipers completaram o grupo dos dez primeiros.

Já os grandes nomes do WRC tiveram problemas nesta quinta. Sébastien Loeb abandonou a competição ao sofrer um acidente na terceira etapa, quando o piloto saiu do percurso. Dani Sordo, da Mini, teve uma problema elétrico enquanto o local Armindo Araújo também sofreu com problemas mecânicos no seu Mini John Cooper Works.

Confira o top10:

Pos Driver Team/Car Time/Gap
 1.  Jari-Matti Latvala  Ford             25m04.6s
 2.  Petter Solberg      Ford               + 2.6s
 3.  Mikko Hirvonen      Citroen            + 5.0s
 4.  Ott Tanak           M-Sport Ford      + 15.7s
 5.  Thierry Neuville    Citroen Junior    + 34.0s
 6.  Mads Ostberg        Adapta Ford       + 53.3s
 7.  Evgeny Novikov      M-Sport Ford    + 1m02.9s
 8.  Jari Ketomaa        Autotek Ford    + 1m15.0s
 9.  Hayden Paddon       ASM Skoda       + 1m39.6s
10.  Dennis Kuipers      M-Sport Ford    + 1m47.1s

Posted on 29 de Março de 2012, in WRC and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: