Novo acordo entre equipas e FOM envolve taxa bónus para a Ferrari

Fernando Alonso

No último fim de semana, enquanto a F1 disputava a etapa da Malásia da temporada de 2012, Bernie Ecclestone anunciava que havia finalmente acertado um acordo comercial com a maioria das equipas da grelha, incluindo aí Ferrari, Red Bull e McLaren. O chamado Pacto de Concórdia orienta sobre a divisão dos lucros, as taxas pagas pelas equipas para disputar o Mundial e toda a relação entre receita e despesa da FOM (Formula One Management, empresa que é dona dos direitos comerciais da F1) e os integrantes do campeonato. Entretanto, o acordo só foi realizado porque Ecclestone concordou em pagar taxas extras às três grandes equipas.

O maior montante é destinado à Ferrari, equipa com maior tradição da F1. De acordo com a publicação, a escuderia italiana vai levar anualmente US$ 50 milhões. Já a McLaren e a Red Bull vão receber uma taxa adicional de US$ 35 milhões cada uma.

O homem forte da F1 pretendia fazer um anúncio sobre a conclusão do acordo em Sepang, mas a Mercedes e a Williams ainda não haviam decidido sobre o novo contrato. Em vez disso, Ecclestone foi obrigado a confirmar que o acordo foi firmado com apenas “maioria das equipes“.

Estou muito satisfeito por anunciar que chegamos a um acordo comercial com a maioria das equipas da F1 atual, incluindo Ferrari, McLaren e a Red Bull, sobre os termos em que eles vão continuar a competir na F1 após o atual Pacto da Concórdia, que expira no fim deste ano”, escreveu o dirigente máximo da categoria.

A Mercedes parece a mais descontente com a questão, citando como fonte um funcionário da Daimler. “Não pode ser. Está a faltar transparência dos nossos parceiros comerciais no que diz respeito ao contrato que vai até 2020”, disse a fonte.

Anúncios

Posted on 28 de Março de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: