James Calado estreia-se a vencer na GP2 Series

James Calado

A Lotus dominou a segunda (e mais curta) corrida do fim de semana da GP2 em Sepang, neste domingo, na Malásia. O jovem britânico, de 22 anos, largou na pole e, depois de 22 voltas na frente, cruzou a linha de chegada na frente e venceu a sua primeira corrida na categoria. Foi apenas a sua quarta prova na GP2. Esteban Gutiérrez, companheiro de equipa de Calado, bem que tentou ocupar a liderança, mas teve de se contentar com o segundo lugar.

Felipe Nasr consolidou um fim de semana bastante positivo nesta sua estreia na GP2. Depois de terminar a corrida principal na sexta posição, no sábado, o jovem piloto da Dams largou em terceiro, conteve a pressão do experiente Giedo van der Garde e subiu ao pódio logo na sua segunda corrida na categoria, contabilizando o segundo top 3 para a Dams na temporada.

Outro bom destaque da corrida foi Luiz Razia. Vencedor no último sábado, o brasileiro largou em oitavo, por conta da regra da grelha invertida, e conquistou várias posições ao longo da prova. A começar por Davide Valsecchi, o seu grande adversário na primeira corrida do fim de semana, em Sepang. O brasileiro terminou em quinto e manteve a liderança da temporada, após duas corridas.

Fabio Leimer foi o sexto e terminou à frente de Max Chilton. Nathanaël Berthon, oitavo, completou a lista da zona de pontos na Malásia, que teve muitas manobras de ultrapassagens e ficou marcada pelo acidente envolvendo Davide Valsecchi e Marcus Ericsson. Após fracassar na tentativa de ultrapassagem contra Razia, o italiano voltou à pista e foi acertado pelo sueco, capotando de seguida. Nenhum dos pilotos sofreu qualquer tipo de lesão.

A dupla da Lotus largou na frente, como Calado na pole, seguido pelo mexicano Gutiérrez, e Nasr em terceiro, seguindo a ordem do grelha invertida em relação à corrida do último sábado. A partida correu sem maiores problemas, com Calado a manter a ponta, seguido por Esteban e pelo brasileiro da Dams. Entretanto, Nasr foi bastante pressionado no começo de prova, tanto por Coletti quanto por Van der Garde.

Não demorou muito para que Nasr conseguisse desvencilhar-se da pressão do holandês da Caterham para iniciar um ataque à segunda posição do mexicano Gutiérrez. Tirando as duas primeiras voltas, quando houve movimentação maior e luta por posições, a corrida ganhou contornos mais monótonos, sem muitas manobras de ultrapassagem nas primeiras posições.

Já na nona volta, Valsecchi seguiu o roteiro traçado no sábado e iniciou um ataque a Razia, que permanecia em sétimo após este ter conquistado a posição do italiano na largada em Sepang.

O italiano da Dams intensificou a pressão para cima de Razia, na volta 14, e chegou a ultrapassá-lo na curva 4, mas cometeu um erro na tomada de curva e foi novamente superado pelo brasileiro. Até que, na volta à pista, Valsecchi colidiu com o carro de Marcus Ericsson e capotou várias vezes, causando o fim de prova de ambos. Entretanto, o veterano não sofreu qualquer lesão, assim como o piloto sueco. Nem mesmo o safety-car precisou de ser acionado.

Razia vinha a fazer umq boa corrida na Malásia. Depois de resistir à pressão de Valsecchi e manter a sétima posição, o brasileiro conteve os ataques de Max Chilton. Nasr também fazia boa participação na sua segunda corrida na GP2, abrindo a caça à Lotus do mexicano Gutiérrez.

Faltando três voltas para o fim da corrida, Razia consolidou um final de semana mais do que positivo em Sepang dando início a uma boa arrancada. O piloto da Arden passou Stefano Coletti, que vinha a sofrer com o desgaste dos pneus. Uma volta depois, Razia conseguiu ultrapassar Leimer, ganhando assim a quinta posição.

Calado manteve a liderança, vencendo de ponta a ponta e concretizando um bom fim de semana de estreia na GP2. Gutiérrez manteve o segundo lugar, e Nasr, outro estreante, subiu ao pódio logo na sua segunda corrida na categoria. Van der Garde e Razia fecharam a lista dos cinco melhores na Malásia.

Destaque para a disputa entre Tom Dilmann e Rio Haryanto. Ambos fizeram boas corridas, compostas por muitas ultrapassagens. O francês bem que tentou superar o piloto da Carlin, mas o indonésio manteve a décima posição após cruzar a linha de chegada à frente do adversário por diferença milimétrica.

Após duas etapas, Razia lidera a temporada de 2012 da GP2. O piloto da Arden soma 31 pontos, contra 24 de Valsecchi e 19 de Calado. Gutiérrez aparece em quarto, com 18, mesmo número de pontos de Nasr, mas ocupa a quarta posição por conta dos critérios de desempate, melhor posição numa corrida. Max Chilton soma 17, um a mais que Leimer, enquanto Van der Garde fecha o top-8 com dez pontos.

A próxima ronda dupla da GP2 será realizada no Bahrein e está marcada para os dias 21 e 22 de abril, em Sakhir.

Confira os resultados:

Pos Driver Team Time/Gap
 1.  James Calado         Lotus                41m08.048s
 2.  Esteban Gutierrez    Lotus                  + 2.004s
 3.  Felipe Nasr          DAMS                   + 3.440s
 4.  Giedo van der Garde  Caterham              + 10.760s
 5.  Luiz Razia           Arden                 + 11.430s
 6.  Fabio Leimer         Racing Engineering    + 14.689s
 7.  Max Chilton          Carlin                + 15.685s
 8.  Nathanael Berthon    Racing Engineering    + 16.578s
 9.  Josef Kral           Addax                 + 18.175s
10.  Rio Haryanto         Carlin                + 24.033s
11.  Tom Dillmann         Rapax                 + 24.086s
12.  Jolyon Palmer        iSport                + 25.547s
13.  Fabio Onidi          Coloni                + 32.206s
14.  Nigel Melker         Ocean                 + 34.500s
15.  Julian Leal          Trident               + 34.629s
16.  Simon Trummer        Arden                 + 35.226s
17.  Jon Lancaster        Ocean                 + 40.340s
18.  Rodolfo Gonzalez     Caterham              + 44.700s
19.  Stephane Richelmi    Trident               + 47.133s
20.  Giancarlo Serenelli  Lazarus             + 1m10.466s
21.  Fabrizio Crestani    Lazarus             + 1m21.035s
22.  Johnny Cecotto Jr    Addax                   + 1 lap
23.  Stefano Coletti      Coloni                 + 2 laps
24.  Ricardo Teixeira     Rapax                  + 3 laps

Did not finish:
     Marcus Ericsson      iSport                  13 laps
     Davide Valsecchi     DAMS                    13 laps

Posted on 25 de Março de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: