Lewis Hamilton novamente o mais rápido em Sepang

Lewis Hamilton

Se é que ainda havia alguma dúvida de que a McLaren é a grande força da F1 neste começo de 2012, esta questão foi totalmente dizimada nesta sexta-feira, primeiro dia de treinos livres do GP da Malásia, em Sepang. Lewis Hamilton, que dominou como quis o treino da manhã, repetiu o domínio à tarde ao registar 1:38:172. Michael Schumacher chegou a ocupar a liderança no fim da sessão, mas foi batido pelo britânico, que apenas comprovou ser o homem a ser batido no escaldante cirucito malaio.

Jenson Button conseguiu superar os problemas no Kers e o esvaziamento de óleo do seu MP4-27 e conseguiu uma boa terceira posição. Após 26 voltas, o atual líder do campeonato foi apenas 0,002s mais lento que Schumacher. O britânico foi seguido por Nico Rosberg, que comprovou a boa forma da Mercedes no escaldante circuito malaio.

Surpresa foi o bom treino da Toro Rosso, que colocou os seus dois pilotos na lista dos dez primeiros. Daniel Ricciardo foi o quinto classificado. O jovem australiano chegou a liderar boa parte da sessão antes de ter sido mais um piloto batido por Hamilton. Daniel superou nada menos que Fernando Alonso, que vem a fazer milagres com um Ferrari claudicante. Mark Webber foi o melhor da Red Bull no treino ao fechar em sétimo, seguido por Jean-Éric Vergne, outro jovem talento da Toro Rosso. Romain Grosjean, da Lotus, e Sebastian Vettel fecharam a lista dos dez primeiros em Sepang.

Bem diferente da dinâmica do início da primeira sessão em Sepang, a tomada de tempos da tarde começou de maneira bastante intensa, com praticamente todos os carros na pista. Exceção feita à dupla da Caterham e, principalmente, Vettel. O bicampeão mundial perdeu os primeiros minutos da sessão por conta de um problema hidráulico no RB8.

Além de Vettel, Petrov e Kovalainen, outro que pouco rodou no começo da sessão foi Alonso, que apenas completou uma volta de instalação. No outro extremo da tabela, a liderança foi ocupada momentaneamente por pilotos como Daniel Ricciardo e Schumacher.

Mas numa única volta rápida, assim como já o fizera pela manhã, Hamilton destronou o heptacampeão e assumiu a liderança do treino ao estabelecer 1:39:611, 0,256s abaixo do tempo do germânico. Poucos segundos depois, foi a vez de Button reafirmar a supremacia da equipa de Woking ao rebaixar Schumacher ao terceiro posto. Não demorou muito para que Lewis melhorasse a sua marca, cravando assim 1:38:921.

De volta à pista, Alonso fez, àquela altura da sessão, ótimo tempo. O bicampeão do mundo levou a Ferrari de número 5 ao segundo posto após registar 1:39:679, 0,758s acima do tempo de Hamilton. Vettel fez melhor, andou 0,05s mais rápido que o espanhol e tirou-lhe do segundo lugar após 20 minutos de sessão, bastante movimentada, por sinal.

Mas era nítido que o foco do trabalho dos pilotos estava muito mais na avaliação da performance dos pneus do que nos tempos de volta em ritmo de qualificação. Ao menos no início da sessão, todos os pilotos fizeram uso dos compostos mais duros, que mesmo assim, apresentaram nível de desgaste bastante preocupante. A ponto de a Mercedes garantir que não há como completar mais que 17 voltas seguidas com esse tipo de borracha. Culpa, principalmente, das altas temperaturas do asfalto malaio.

Fernando Alonso

Tirando ‘leite de pedra’ com um carro bem inferior ao dos rivais, Alonso voltou à segunda posição após andar a apenas, para os padrões atuais da Ferrari, 0,470s acima da marca de Lewis, que reinava soberano em Sepang.

Até que, pouco a pouco, os pilotos foram fazendo uso dos pneus médios, que têm as laterais pintadas na cor branca. E logo de cara, Ricciardo levou a Toro Rosso à liderança momentânea da tomada de tempos, ficando a apenas 0,068s abaixo do tempo de Hamilton, com o seu companheiro de equipa, Vergne, em terceiro. Webber Raikkonen, Senna e Maldonado também deixaram as boxes com pneus macios para obter tempos mais rápidos e avaliar a sua performance.

Passada a primeira meia-hora da sessão, eram poucos os pilotos na pista: Schumacher, Rosberg, Grosjean, Karthikeyan, com a HRT que periga não classificar-se novamente para uma etapa em 2012, e Button. Bem diferente do bom desempenho de Hamilton, Jenson, que sofreu com problemas no Kers e também com um esvaziamento de óleo no seu McLaren MP4-27, havia conseguido apenas o oitavo tempo.

Novamente, Alonso fez boa volta, dessa vez, com pneus macios, e superou Hamilton em exatos 0,030s, ficando a 0,038s da marca de Ricciardo, que ainda se sustentava na liderança. Em contrapartida, Massa vinha apenas em uma discreta 13ª posição, logo à frente de Senna. Como prova de que os companheiros de equipa dos brasileiros vinham bem, Maldonado era o oitavo enquanto faltavam 48 minutos para o fim do treino.

Provando que é mesmo o homem a ser batido em Sepang, Hamilton deu mais uma amostra do poderio da McLaren. Usando pneus duros, Hamilton finalmente superou Ricciardo e retomou a liderança da sessão, andando 0,037s abaixo do tempo do jovem australiano da Toro Rosso. Minutos depois, o britânico fez as melhores parciais da sessão nos dois últimos setores e registou 1:38:617, boa marca, mesmo com pneus mais gastos. Button, indicando que os problemas do seu carro haviam sido resolvidos, fez uma boa sequência de voltas rápidas e subiu para segundo.

Já na metade final da sessão, Schumacher até chegou a andar à frente de Hamilton, mas de bate-pronto, o britânico deu o troco e voltou à liderança do treino com autoridade após marcar 1:38:172, 0,361s abaixo do tempo do heptacampeão. Entretanto, a marca foi inferior ao que fora estabelecido pela manhã, 1:38:021, realizado quando a pista estava menos quente.

Os últimos minutos foram dedicados tão somente a testes de pneus usados, e desta forma, os tempos obtidos eram sempre bem mais altos que as melhores marcas realizadas ao longo do dia.

Confira os tempos:

Pos Driver Team Time Laps
 1.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes      1m38.172             28
 2.  Michael Schumacher    Mercedes              1m38.533s  + 0.361   34
 3.  Jenson Button         McLaren-Mercedes      1m38.535s  + 0.363   29
 4.  Nico Rosberg          Mercedes              1m38.696s  + 0.524   34
 5.  Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari    1m38.853s  + 0.681   33
 6.  Fernando Alonso       Ferrari               1m38.891s  + 0.719   27
 7.  Mark Webber           Red Bull-Renault      1m39.133s  + 0.961   29
 8.  Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari    1m39.297s  + 1.125   33
 9.  Romain Grosjean       Lotus-Renault         1m39.311s  + 1.139   22
10.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault      1m39.402s  + 1.230   25
11.  Pastor Maldonado      Williams-Renault      1m39.444s  + 1.272   35
12.  Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes  1m39.464s  + 1.292   26
13.  Paul di Resta         Force India-Mercedes  1m39.625s  + 1.453   20
14.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari        1m39.687s  + 1.515   16
15.  Kimi Raikkonen        Lotus-Renault         1m39.696s  + 1.524   29
16.  Felipe Massa          Ferrari               1m40.271s  + 2.099   27
17.  Bruno Senna           Williams-Renault      1m40.678s  + 2.506   34
18.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari        1m40.947s  + 2.775   33
19.  Vitaly Petrov         Caterham-Renault      1m41.464s  + 3.292   25
20.  Timo Glock            Marussia-Cosworth     1m41.681s  + 3.509   20
21.  Heikki Kovalainen     Caterham-Renault      1m42.594s  + 4.422   18
22.  Charles Pic           Marussia-Cosworth     1m42.874s  + 4.702   24
23.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth          1m43.658s  + 5.486   18
24.  Pedro de la Rosa      HRT-Cosworth          1m43.283s  + 5.561   22

Posted on 23 de Março de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: