Dakar 2013 com partida em Lima e chegada em Santiago

Dakar 2013

Faltando quase dez meses para a largada da 34ª edição do Rali Dakar, a ASO (Amaury Sport Organisation), empresa que promove e organiza a competição, confirmou nesta quarta-feira os locais de largada, dia de descanso e chegada em 2013. A largada da competição será no primeiro sábado do ano que vem, 5 de janeiro, em Lima, capital do Peru. Já a chegada acontecerá duas semanas depois e terá lugar em Santiago, no Chile.

O Peru foi sede do Dakar pela primeira vez neste ano, com etapas a cruzarem as cidades de Arequipa, Pisco, Nasca, até a última especial da prova, em Lima. Já em 2013, a capital peruana será o ponto de partida da competição, que terá como cenário principal novamente o deserto do Atacama, mas será predominantemente disputada às margens do Oceano Pacífico.

O percurso do Dakar 2013 também vai cruzar o norte do Chile antes de entrar na Argentina. Pela primeira vez desde 2009, quando a prova é realizada na América do Sul, o país não vai abrigar a largada. A cidade de San Miguel de Tucumán vai abrigar o dia de descanso, provavelmente uma semana depois da largada.

Na sequência, a caravana da prova completa mais algumas especiais antes de deixar a Argentina e voltar ao Chile, provavelmente passando por Copiapó, em pleno Atacama, tido com o ‘coração’ do Dakar sul-americano. E pela primeira vez na história da competição, a chegada será em Santiago, capital chilena, totalizando pouco mais de 8.000 km. As cidades que vão compor a rota do Dakar 2013 devem ser anunciadas nos próximos dias.

Alguns países, como o Brasil, Bolívia e Paraguai, chegaram a negociar com a ASO a inclusão de uma etapa em 2013. Entretanto, a empresa garantiu que as conversas serão mantidas para a definição das próximas edições, uma vez que a organização não faz planos para voltar à África tão cedo, principalmente por conta da falta de segurança no antigo traçado habitual, que tinha como ponto final sempre a capital do Senegal, Dakar.

Anúncios

Posted on 21 de Março de 2012, in Dakar and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: