Yvan Muller vence a primeira corrida do ano do WTCC

Yvan Muller

O piloto francês Yvan Muller começou mais um ano como detentor do título do WTCC da melhor maneira. O piloto da Chevrolet levou o carro nº1 à vitória na corrida 1 de Monza. Quanto a Tiago Monteiro, o piloto português abandonou logo na primeira curva da corrida.

Quem seguia na pole-position era Gabriele Tarquini, mas por pouco que o italiano não aproveitava a posição de destaque que possuía devido à lenta resposta do sinal verde. Ainda assim, o italiano da Lukoil Seat acabou por manter o primeiro posto, após a primeira chicane.

Quem acabava por não se conseguir ‘safar’ da primeira curva foi o português Tiago Monteiro da Tuenti Racing Team (Sunred). O portuense (único piloto da Seat que correu com a antiga versão do carro, ainda com o motor 2.0… o porquê, não se sabe) acabou por se desentender com o veterano Franz Engstler e o britânico James Nash, na nova aquisição do WTCC, o Ford Focus S2000 TC. Tal como Tiago Monteiro mas com consequências menos graves, Robert Huff e Alain Menu acabaram por desentenderem-se e ambos os pilotos acabaram por ir pela escapatória.

Ainda na primeira volta, Tarquini não conseguiu conter os ataques de um mais rápido Yvan Muller, que o acabou por passar na travagem para a parabólica, mas este acabou por errar, devolvendo a posição ao italiano da Seat. Ainda assim, a liderança de Gabriele Tarquini acabou por durar mais quatro voltar, já que cometeu um pequeno erro na primeira Lesmo e acabou mesmo por ser passado por Muller, que o seguia de perto. Muller acabou por mostrar que era mesmo o mais rápido em pista, para nunca mais ser incomodado e vencer a primeira prova do ano no WTCC.

Tiago Monteiro foi o único Seat TDI, versão antiga do carro espanhol... porquê?

Robert Huff, apesar da queda para a 6ªposição após o desentendimento com Menu, acabou por terminar a corrida na 2ªposição, aproveitando a degradação dos pneus de Gabriele Tarquini, já quase no final da corrida. O italiano acabou a corrida no último degrau do pódio.

Quem teve uma boa corrida de regresso ao WTCC, ao volante de um Chevrolet Cruze da Chevrolet Suécia foi o sueco Rickard Rydell, após terminar a corrida no 4ºlugar. Rydell passou grande parte da prova em luta com o ‘Chevy’ oficial de Huff, sendo este quem levou melhor.

Já Tom Coronel acabou por fechar o top 5, sendo o melhor piloto da BMW, isto após uma dura briga com os Seat de Pepe Oriola e Aleksey Dudukalo, que se mostravam ser mais rápidos do que o BMW TC do holandês da Roal. Pepe Oriola acabou a corrida na 6ªposição e foi o melhor piloto independente, enquanto que Dudukalo acabou por abandonar na penúltima volta da corrida.

Quem acabou por terminar nos pontos, apesar de muitos ingressos pelas escapatórias, saídas de pista, etc, foi o suíço Alain Menu, com um positivo sétimo posto, logo à frente do melhor estreante do campeonato, o britânico Alex MacDowell. O top 10 acabou por ser constituído por Norbert Michelisz e o jovem de 19 anos da Roal Motorsport, Alberto Cerqui.

Confira os resultados:

1º Yvan Muller (FRA), 12 voltas
2º Robert Huff (ING), +0,446s
3º Gabriele Tarquini (ITA), +2,305s
4º Rickard Rydell (SUE), +2,745s
5º Tom Coronel (HOL), +3,796s
6º Pepe Oriola (ESP), +6,111s
7º Alain Menu (SUI), +6,326s
8º Alex McDowall (ING), +8,287s
9º Norbert Michelisz (HUN), +8,431s
10º Alberto Cerqui (ITA), +9,257s
11º Stefano d´Aste (ITA), +9,465s
12º Franz Engstler (ALE), +12,082s
13º Tom Chilton (ING), +12,668s
14º Pasquale di Sabatino (ITA), +15,886s
15º Charles Ng (HKG), +48,135s

Posted on 11 de Março de 2012, in WTCC and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: