Red Bull diz que sistema de escape é legal

Red Bull RB8

Desde 2009, quando a Red Bull deixou o bloco intermediário da F1 e se tornou uma equipa grande, os seus projetos, sempre capitaneados por Adrian Newey, têm sido alvo de desconfiança por parte das outras rivais da grelha. E logo nos testes coletivos realizados no começo de março, em Barcelona, o sistema de escape do novo RB8 foi questionado, ainda que de maneira não oficial, por outras equipas.

O novo sistema de escape do RB8 foi testado no último fim de semana, na terceira série da pré-temporada, no circuito da Catalunha. A Red Bull desenvolveu um sistema semelhante ao da Sauber, com os canos de saída dos gases posicionados na parte traseira, só que um pouco mais à frente do que de costume.

Mas de acordo com a imprensa britânica, algumas ranhuras na área do do assoalho traseiro gerou a desconfiança das equipas adversárias, que passaram a suspeitar que a Red Bull mudou o projeto para direcionar os gases do escape para o difusor, o que é contra o regulamento.

Entretanto, questionado pela publicação sobre o assunto, Christian Horner, chefe da equipa bicampeã mundial, disse que o RB8 está dentro das regras e, de quebra, criticou as equipas rivais. “Estamos felizes que cumprimos o regulamento. Em última análise, esta é uma matéria para os controladores e a FIA, já que eles têm mais conhecimento e visão. As equipas apenas podem ver os carros por fotos, já a FIA começa vendo os carros de perto, na realidade.”

Diretor-técnico da Ferrari, Pat Fry deixou claro que prefere esperar um aval definitivo da FIA sobre as medidas adotadas pela Red Bull para, provavelmente, seguir o mesmo caminho.

Tudo se resume ao reuso dos gases do escape, e esta é uma questão para Charlie”, comentou o britânico, indicando que deve trabalhar na mudança do sistema do F2012 caso os escapes do carro da Red Bull ofereçam mesmo ganho de performance.

Acho que este é o caminho óbvio. Acho que é o caminho para obter o máximo de downforce com as regras atuais, claro que dependendo da interpretação de Charlie, então vamos continuar a olhar nesta área, como, tenho certeza, todo o pit-lane”, acrescentou.

Em contrapartida, Mark Gillan, chefe de operações de engenharia da Williams, evitou questionar se o novo sistema de escapamento da Red Bull é legal ou não, mas, na mesma linha adotada por Fry, disse que pretende seguir os caminhos da equipa austriaca caso a mudança seja bem-sucedida.

Com todas estas coisas, não cabe a mim o questionar a legalidade de uma equipa. Isso é entre a equipa e a FIA”, avisou o engenheiro. “Eu preocupo-me com nosso carro e, obviamente, observamos o que os outros estão a fazer, com muito cuidado, e considerarmos que houve ganho de desempenho, vamos olhar para nós mesmos. Eles têm uma solução interessante, e nós certamente olhamos para isso”, concluiu.

Posted on 8 de Março de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: