Pirelli adquire um Renault R30 de 2010

Renault R30 pilotado por Robert Kubica

A Pirelli anunciou na manhã desta quarta-feira que vai mudar o carro de testes em 2012. A fabricante italiana, fornecedora única de pneus na F1, escolheu o R30, modelo da Renault de 2010, para as avaliações dos compostos. O piloto de teste, entretanto, ainda não foi confirmado pela empresa de Milão.

De acordo com o comunicado da Pirelli, o modelo francês será adaptado às recentes regras técnicas e aerodinâmicas da F1, como forma também de facilitar os testes dos novos pneus também para as próximas temporadas. “Com os testes durante a temporada limitados a uma sessão apenas, em Mugello no mês de maio, o programa de testes com um carro contemporâneo vai desempenhar um papel vital no desenvolvimento dos pneus ao longo deste ano“, disse a fabricante em nota.

Ainda segundo a fornecedora, estão agendados cinco testes neste ano, obedecendo ao programa de 2011. As espanholas Barcelona e Jerez de la Frontera, a belga Spa-Francorchamps e a italiana Monza foram as pistas escolhidas pela fabricante. A primeira atividade deve acontecer em maio.

Ficou claro desde muito cedo que precisávamos de uma solução mais moderna para o nosso carro de teste. A Toyota serviu-nos muito bem, mas o carro já tem três anos. A tecnologia, bem como os regulamentos, mudou consideravelmente neste tempo, e a Toyota não é mais capaz de gerar um carro similar, que possamos trabalhar nos testes e satisfazer as exigências atuais da F1“, disse Paul Hembery, diretor de competições da Pirelli.

“No topo dos nossos objetivos está também o tratamento igual a todas as equipas, razão pela qual a equipa de testes será totalmente independente das atuais equipas da grelha. Todas as equipas, entretanto, poderão enviar observadores para os treinos. O novo carro vai atender também às regras quanto ao combustível, então não teremos o reabastecimento, o que vai proporcionar uma simulação de corrida, com as alterações no comportamento dos pneus e no acerto do carro. A peça final do quebra-cabeça será recrutar um piloto de testes e esperamos anunciá-lo até o fim do mês“, completou.

O R30 foi usado na temporada de 2010 pela Renault e teve como pilotos titulares Robert Kubica e Vitaly Petrov. No início deste ano, Kimi Raikkonen testou com este mesmo modelo em Valência, a fim de se readaptar a um carro de F1. O finlandês, que regressa à categoria depois de dois anos, vai defender a Lotus. O brasileiro Lucas Di Grassi era o responsável pelos testes com a Pirelli.

Anúncios

Posted on 7 de Março de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: