Mini WRC com 100 modificações

Mini JCW WRC

No próximo Rali de Portugal a equipe Prodrive WRC Team irá apresentar 100 modificações para melhorar o desempenho do Mini JCW WRC.

Estas alterações que serão homologadas pela FIA, passam a estar disponível para todos os Mini WRC, independentemente do campeonato em que participem.

Um dos objectivos do trabalho de desemvolvimeto tem sido ao nível do motor. A Prodrive garante que o Mini WRC é agora 3% mais potente que a versão que disponha até agora. Para o conseguir, foi desenhado um novo sistema de admissão com um novo restritor, enquanto o sistema de arrefecimento foi tornado mais eficiente, com a introdução de uma bomba de água que funciona electricamente. Dessa forma o software de gestão de motor foi optimizado, garantindo dessa forma uma melhor operacionalidade de todos os sistemas eléctricos e electrónicos.

Em termos estéticos a única alteração visível diz respeito ao pára-choques dianteiro, que foi redesenhado para melhor o arrefecimento do motor e aumentar a eficiência aerodinâmica do carro. Desta forma pode o Mini andar em estradas de terra com uma menor distância ao solo, reduzindo o fluxo de ar debaixo do carro e aumentado o “downforce” na secção dianteira, garantido assim mais tracção.

Foi feito também um grande trabalho com a Ohlins ao nível das suspensões, que permite que o Mini trabalhe melhor em pisos de terra muito duros, dando ao carro maior estabilidade e tracção. Foi também desenvolvido um forte trabalho com vista ao Rali da Grécia, adaptando as suspensões à dureza da prova grega.

Uma nova bateria de “ião lítio” foi incorporada no carro, que não só traz um ganhaode 7K, como permite ao Mini circular mais 20 Km caso exista uma falha no alternador.

A asa traseira mantém o mesmo desenho, mas o seu processo de construção é diferente, o que juntamente com outras alterações, permite que este novo Mini seja mais leve, podendo os engenheiros agora jogar com a colocação de peso em locais estratégicos do automóvel para melhor o equilíbrio do conjunto.

Sordo e Meeke foram os responsáveis pelos quatro dias de testes em Espanha. Dave Wilcok, chefe da equipa Prodrive, disse que “qualquer dos pilotos notou a diferença quer ao nível do motor quer da suspensão, estando ambos muito satisfeitos com as evoluções registadas no comportamento dinâmico do Mini”. Vamos continuar a trabalhar para ainda este ano garantir mais melhorias no Mini que possam contribuir para a sua competitividade“.

Refira-se que Sordo e Sandell estarão no Rali de Portugal com as cores da Prodrive.

Posted on 5 de Março de 2012, in Ralisonline.net, WRC and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: