Jean-Éric Vergne lidera segunda manhã de Barcelona

Jean-Eric Vergne

Em manhã marcada por sete bandeiras vermelhas, Jean-Éric Vergne comandou a tomada de tempos do primeiro período desta sexta-feira em Barcelona. A sessão é válida pelo segundo dia da terceira série de testes coletivos da pré-temporada da F1. O rookie, que faz a sua estreia como titular da Toro Rosso em 2012, registou 1:23:216 na última meia-hora de treino antes da pausa para o almoço. O francês anotou a marca usando pneus macios.

Vergne foi um dos muitos pilotos que enfrentaram problemas nesta manhã em Montmeló. Minutos depois de ter registado a melhor marca do período, o motor Ferrari que equipa o STR7 partiu na subida da curva La Moreneta, causando a interrupção da sessão.

Além de Jean-Éric, Michael Schumacher, por duas vezes, Pastor Maldonado e Sebastian Vettel também enfrentaram problemas e obrigaram a direção do circuito da Catalunha a acionar bandeira vermelha. Outra intervenção foi feita para que os fiscais fizessem a limpeza da pista.

O treino começou com cerca de meia hora de atraso. A sessão, marcada para iniciar às 9h não pôde ser iniciada por conta da forte neblina na região do circuito catalão. A pista foi sinalizada com bandeira vermelha até que as condições de visibilidade voltassem a um nível satisfatório. O circuito só foi libertado para os pilotos 28 minutos depois do horário previsto para o começo da tomada de tempos.

Vergne foi 0,321s mais rápido que Fernando Alonso, segundo mais rápido da manhã. O piloto da Ferrari liderou boa parte da tomada de tempos e fez a sua marca, 1:23:447, usando pneus duros, o que denota uma melhora significativa do ritmo da F2012 nos treinos em Barcelona. O espanhol foi ligeiramente mais rápido que Romain Grosjean, o líder das atividades da última quinta-feira em Montmeló.

Fernando Alonso

Vettel fechou o primeiro período na quarta posição. O piloto da Red Bull foi quem mais rodou na manhã desta sexta-feira no circuito da Catalunha e completou 38 voltas. O bicampeão mundial ficou a apenas 0,008s do tempo de Grosjean e estabeleceu a sua melhor marca antes do almoço usando pneus duros, assim como Alonso. Já no fim da sessão, Sebastian enfrentou uma falha no seu RB8 na curva Seat, causando mais uma bandeira amarela, pouco antes do encerramento da primeira metade do treino.

Destaque para Heikki Kovalainen. O finlandês posicionou a Caterham na quinta posição do treino nesta manhã. Heikki obteve um bom ritmo e passou todo o período sem enfrentar problemas mecânicos no CT01. A marca do nórdico, 1:23:828, foi registada com compostos supermacios. Ao todo, Kovalainen percorreu 34 voltas na Catalunha. Nico Hülkenberg levou a Force India ao sexto posto, seguido por Lewis Hamilton, que usou a manhã para realizar testes no acerto do seu McLaren MP4-27.

Schumacher foi o piloto que menos andou em Montmeló, apenas 19 voltas. Depois de um dia bastante produtivo na última quinta-feira, com Nico Rosberg completando 128 voltas e exaltando a fiabilidade do W03, o heptacampeão não teve a mesma sorte com o carro prateado e ficou parado duas vezes no circuito catalão com problemas mecânicos no carro. A escuderia de Brackley optou por encerrar as atividades pela manhã para consertar os problemas em tempo de dar ao veterano mais tempo de pista durante a tarde.

Maldonado foi outro piloto que enfrentou muitos problemas em Barcelona. O piloto da Williams quase não treinou após o Williams FW34 apresentar uma falha e ficar parado na pista na primeira meia-hora depois que a pista foi libertada no começo da sessão. O venezuelano completou apenas 20 voltas e entregará a condução do carro para Bruno Senna, que vai liderar as atividades da equipa de Grove durante a tarde.

Kamui Kobayashi fechou a lista dos dez primeiros em Montmeló. Apesar da posição e do tempo, 1:26:111, 2,985s mais lento que Vergne, a Sauber declarou em sua conta no Twitter que o treino correu bem e que o nipônico reservou a manhã para trabalhar no acerto do novo C31.

Confira os tempos:

Pos Driver Team Time Laps
 1.  Vergne         Toro Rosso      1m23.126s           31
 2.  Alonso         Ferrari         1m23.447s  +0.321   35
 3.  Grosjean       Lotus           1m23.528s  +0.402   34
 4.  Vettel         Red Bull        1m23.536s  +0.410   37
 5.  Kovalainen     Caterham        1m23.828s  +0.702   34
 6.  Hulkenberg     Force India     1m23.893s  +0.767   33
 7.  Hamilton       McLaren         1m24.111s  +0.985   30
 8.  Schumacher     Mercedes        1m24.663s  +1.537   19
 9.  Maldonado      Williams        1m25.801s  +2.675   20
10.  Kobayashi      Sauber          1m26.111s  +2.985   35

Posted on 2 de Março de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: