João Silva integra estágio da WRC Academy na M-Sport

João Silva

Confirmada a presença nas duas primeiras provas da WRC Academy, os Ralis de Portugal e da Grécia/Acrópole, João Silva e o seu navegador José Janela estarão em Inglaterra a 6 e 7 de março para um primeiro estágio da competição nas instalações da M-Sport, em Dovenby Hall. O jovem piloto madeirense terá um primeiro contacto com o Ford Fiesta R2, além de ações de apresentação da Academy e de formação sobre aspectos como preparação física, alimentação e relacionamento com os media internacionais.

Depois de cinco títulos em apenas três anos (campeão Júnior madeirense em 2009, campeão Júnior e CPR2 – Madeira em 2010, campeão do CPR2 e CPR – Turismo em 2011), João Silva será o primeiro português a participar nesta competição criada pela FIA para continuar a promover jovens talentos dos ralis mundiais. Apesar disso, João Silva e a sua equipa ainda não conseguiram garantir o budget para as restantes provas mas acreditam que isso irá acontecer caso obtenha bons resultados em Portugal e na Grécia. “Sempre encarámos a WRC Academy como uma oportunidade única de aprendizagem e evolução numa altura em que todos os outros campeonatos internacionais exigem custos superiores e têm um retorno inferior a diversos níveis“, analisa o jovem piloto de 24 anos.

Como as vantagens vão muito além do plano desportivo, pensávamos que a Academy seria atrativa para qualquer patrocinador ou empresa nacional pela exposição que configura numa plataforma enorme, que chega a milhões de pessoas em centenas de países. Só que quando fomos apresentando o nosso projeto a potenciais interessados percebemos que as empresas nacionais se retraíram imenso no atual clima económico, mesmo quando o investimento ou apoio que pedíamos era muito reduzido se comparado com outros projetos. Chegámos a ponderar uma solução alternativa mas com o apoio do meu pai, através da empresa da família, a FX Hotelaria, decidimos fazer este esforço e garantir as duas primeiras provas. Não é a situação que pretendíamos e só o conseguimos porque a M-Sport se mostrou flexível e interessada em ter-nos no campeonato. Durante os ralis de Portugal e da Grécia esperamos mostrar o nosso valor e atrair apoios para um projeto verdadeiramente nacional e não apenas fruto de um esforço particular“, referiu João Silva.

Pelo segundo ano consecutivo, Academy utilizará os Ford Fiesta R2 montados e preparados por uma estrutura da M-Sport na Polónia. “Penso que não terei problemas em passar do Renault Clio R3 para o Fiesta R2, só preciso mesmo de conhecer o carro e readquirir algum ritmo. Após essa ação em Inglaterra deveremos ter um segundo ensaio no Monday Test do Rali de Portugal“, concluiu o madeirense.

Depois da empolgante época de estreia que viu o irlandês Craig Breen arrebatar o título (na última classificativa do último rali!) e o respetivo prémio de 500 mil euros, a FIA WRC Academy voltará a ser disputada em seis provas do Mundial de Ralis, desta vez em Portugal, Grécia, Finlândia, Alemanha, França/Alsácia e Espanha/Catalunha. Apesar de ainda não ter sido divulgada a lista oficial de concorrentes, tudo indica que vários dos pilotos da edição de 2011 repetirão presença, juntando-se a estreantes absolutos como João Silva.

Contudo, o vencedor final poderá este ano escolher entre uma época no SWRC ao volante de um Ford Fiesta S2000, ou disputar todas as 13 provas do Campeonato do Mundo com um Ford Fiesta R2. Adicionalmente, foi criado o “Rookie Award” (para o melhor estreante) que consiste num teste com um Ford Fiesta S2000 sob a orientação de um dos pilotos oficiais da Ford no WRC, Petter Solberg ou Jari-Matti Latvala. Sempre com uma filosofia de “escola” do Mundial de Ralis, a Academy continuará a reservar o último dia de cada prova para o visionamento de vídeos, briefings e outras iniciativas de formação para os jovens pilotos.

Posted on 27 de Fevereiro de 2012, in WRC Academy and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: