Kamui Kobayashi lidera último treino de Barcelona

Kamui Kobayashi

Kamui Kobayashi garantiu o melhor tempo da segunda série de testes da pré-temporada da F1 em 2012, realizada nesta semana, em Barcelona. Usando pneus macios, o piloto da Sauber estabeleceu a marca de 1:22:312 durante a manhã desta sexta-feira e não foi mais superado pelos oponentes no circuito catalão no período da tarde.

Além de ter sido o mais rápido do dia, Kobayashi também foi o piloto que mais voltas completou em Montmeló. Ao todo, o japonês de 25 anos registou 145 voltas cronometradas na pista de Barcelona. Durante o período da tarde, Kamui priorizou o percurso de longos stints. Já no fim da sessão, uma falha no C31 encerrou as atividades de pista do piloto da Sauber, já que o carro ficou parado na curva 13.

Pastor Maldonado também manteve o bom tempo registado pela manhã e terminou o dia e a semana na segunda posição da tabela de tempos. Assim como já fizera na quinta-feira, o venezuelano da Williams registou a sua melhor volta do dia, 1:22:561, com o seu FW34 devidamente calçado com compostos supermacios, os mais rápidos disponibilizados pela Pirelli. Pastor seguiu o cronograma de treinos semelhante ao de Kobayashi e completou 134 voltas em Barcelona.

Paul di Resta foi um dos poucos a melhorar o seu tempo em relação ao período da manhã. Depois de executar testes aerodinâmicos no começo da tarde, o escocês guiou o novo VJM05 dotado de pneus supermacios novos e evoluiu ligeiramente a sua marca, o suficiente para passar Jenson Button e terminar o dia no top 3 da tabela de tempos após 101 voltas completadas.

Por sua vez, o piloto da McLaren dedicou boa parte do tempo à simulação de partidas no fim do pit-lane do circuito catalão, além de simulações com diversos tipos de pneu. Ao final das atividades, Jenson fechou o dia com o quarto tempo e 113 voltas cronometrados em Barcelona.

Jean-Eric Vergne

Quem também ultrapassou a contagem centenária de voltas na Catalunha foi Felipe Massa, que anotou 103 voltas. Longe dos problemas apresentados pela Ferrari F2012 nos últimos dias, o brasileiro focou no trabalho de ajustes do carro, variando o acerto a cada stint em Montmeló. A escuderia de Maranello também dedicou parte da sessão aos testes com os pneus, aproveitando o asfalto mais quente em relação ao período da manhã.

Com o tempo da manhã, Mark Webber garantiu o sexto melhor tempo do dia em Barcelona. O australiano pouco rodou durante a tarde, apenas 45 voltas, já que a Red Bull usou boa parte da sessão para fazer ajustes no RB8. Jean-Éric Vergne, da co-irmã Toro Rosso, andou no mesmo ritmo da equipa matriz durante praticamente todo dia. No fim, o francês foi apenas 0,018s mais lento que Webber, completando a sexta-feira em sétimo.

Nico Rosberg registou o oitavo tempo na Catalunha. Entretanto, o alemão seguiu o cronograma da Mercedes, que trabalhou na avaliação da fiabilidade do W03, modelo lançado nesta semana. O programa da escuderia prateada foi refletido no número de voltas completadas por Nico em Montmeló: 139, quilometragem inferior apenas a de Kobayashi.

Por sua vez, Heikki Kovalainen conseguiu ter uma tarde mais proveitosa depois de uma manhã com problemas no motor. Após a Caterham ter consertado a falha, o finlandês conseguiu melhorar o seu tempo, realizou 1:26:968, mas a marca não foi suficiente para tirá-lo da nona e última posição, já que Charles Pic não treinou em Barcelona por conta de um problema no antigo carro da Marussia, o MVR-02.

Antes do embarque para Melbourne para a disputa do GP da Austrália, em março, a F1 ainda terá mais uma série de testes. A categoria volta a treinar a partir da próxima quinta-feira, novamente no circuito da Catalunha.

Confira os tempos:

Pos Driver Team Time Laps
 1.  Kobayashi      Sauber          1m22.312s           145
 2.  Maldonado      Williams        1m22.561s  +0.249   134
 3.  Di Resta       Force India     1m23.119s  +0.807   101
 4.  Button         McLaren         1m23.200s  +0.888   115
 5.  Massa          Ferrari         1m23.563s  +1.251   103
 6.  Webber         Red Bull        1m23.774s  +1.462   85
 7.  Vergne         Toro Rosso      1m23.792s  +1.480   92
 8.  Rosberg        Mercedes        1m23.843s  +1.531   139
 9.  Kovalainen     Caterham        1m26.968s  +4.656   70

Posted on 24 de Fevereiro de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: