Pastor Maldonado surpreende e obtém melhor tempo do fim de semana

Jenson Button

Surpresa na manhã do terceiro dia de treinos coletivos da F1, em Barcelona, nesta quinta-feira. Pastor Maldonado realizou o melhor marca da semana no circuito catalão ao registar 1:22:391 na melhor das 52 voltas completadas com o novo Williams FW34. O venezuelano marcou o tempo fazendo uso dos pneus supermacios, assim como Nico Hülkenberg, líder da quarta-feira, também já fizera.

Por um lado, o tempo obtido por Pastor não surpreende já que as condições de acerto de carro e, principalmente, nível do combustível, são desconhecidas, situações que impedem que qualquer tempo possa ser tomado como referência. A surpresa reside no facto de a Williams ter fechado praticamente todos os treinos do ano na zona intermédia, com o oitavo lugar quase cativo, tanto com Bruno Senna quanto com o rookie Valtteri Bottas.

A marca de Maldonado em relação aos rivais foi tão grande que a diferença para Michael Schumacher, segundo classificado, foi de 0,993s. O heptacampeão mundial, no entanto, usou pneus macios. Ainda sobre os compostos, nenhuma das quatro grandes equipas da grelha, Red Bull, Ferrari, McLaren ou Mercedes, foi à pista com os supermacios. Kamui Kobayashi fechou o top 3 da manhã catalã. No fim do treino, o piloto da Sauber enfrentou problemas com o novo C31, que ficou parado no meio da pista, causando a bandeira vermelha que antecipou o fim da metade da terceira sessão.

Jenson Button teve uma manhã bastante tranquila e livre de problemas em Barcelona. O atual vice-campeão mundial, que guiou o MP4-27 pela primeira vez nesta semana na pista catalã, completou 39 voltas e fez, na melhor delas, 1:23:918, fechando na quarta posição. O britânico foi seguido por Jean-Éric Vergne, que deu sequência  ao bom rendimento exibido pelo seu colega de Toro Rosso, Daniel Ricciardo, e manteve o STR7 no grupo dos cinco primeiros.

Em contrapartida, parece mesmo que a Ferrari continua no seu calvário com um carro que nasceu problemático. Horas depois de Fernando Alonso deixar claro que a escuderia de Maranello está atrás das rivais no Mundial, Felipe Massa, que testa pela primeira vez nesta semana em Barcelona, voltou a enfrentar problemas com a F2012, comprometendo boa parte do cronograma previsto para esta manhã.

Michael Schumacher

O brasileiro destinou determinado stint do primeiro período para efetuar testes aerodinâmicos, que são feitos em linha reta e em velocidade constante, de aproximadamente 150 km/h. Enquanto reservou parte do tempo para avaliar os pneus, Felipe realizou 1:24:771 e fechou a manhã em sexto após completar 48 voltas no circuito catalão.

Mark Webber foi um dos que menos andou em Barcelona. O australiano guiou o RB8 durante a maior parte do tempo com pneus duros. Entretanto, durante uma das simulações de pit-stop, a Red Bull enfrentou o mesmo problema já ocorrido com Sebastian Vettel na quarta-feira na sua simulação de corrida, quando os mecânicos tiveram dificuldades para trocar o pneu dianteiro esquerdo. Webber fechou a manhã em sétimo, 2,444s atrás de Maldonado.

Na sua primeira e única sessão nesta semana, Timo Glock voltou a guiar o carro da Marussia em Barcelona. A bordo do antigo MVR-02, o experiente alemão garantiu o oitavo tempo. A escuderia russa saiu da última posição muito mais por conta dos problemas enfrentados por Vitaly Petrov, que completou apenas 23 voltas com o Caterham CT01, e Paul di Resta, que também enfrentou problemas e preferiu dedicar praticamente toda manhã à execução de testes aerodinâmicos no seu VJM05, terminando em décimo lugar.

Confira os tempos:

Pos Driver Team Time Laps
 1.  Maldonado      Williams        1m22.391s           52
 2.  Schumacher     Mercedes        1m23.384s  +0.993   54
 3.  Kobayashi      Sauber          1m23.582s  +1.191   59
 4.  Button         McLaren         1m23.918s  +1.527   39
 5.  Vergne         Toro Rosso      1m24.433s  +2.042   42
 6.  Massa          Ferrari         1m24.771s  +2.380   48
 7.  Webber         Red Bull        1m24.835s  +2.444   26
 8.  Glock          Marussia        1m26.173s  +3.782   51
 9.  Petrov         Caterham        1m26.929s  +4.538   23
10.  Di Resta       Force India     1m27.180s  +4.789   20

Posted on 23 de Fevereiro de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: