Entrada de ar no ‘degrau’ do bico do Red Bull RB8 cria suspeita no paddock

Mark Webber

Com exceção da McLaren, todas as equipas que apresentaram os respectivos carros para 2012 fizeram uso de um degrau no bico para se adaptar ao novo regulamento da F1, que agora prevê que o final da dianteira tenha altura limitada a 55 cm. Dentre as equipas, a Red Bull optou por instalar uma entrada de ar nesse degrau, gerando suspeitas entre as equipas rivais.

Ainda na semana passada, Adrian Newey, responsável direto pelo projeto do novo RB8, minimizou as possíveis especulações sobre o novo dispositivo e disse que a entrada de ar serve apenas e tão somente para refrigerar o piloto no cockpit. O britânico lembrou que a solução já era usada de outra maneira antes, sendo preciso mudar o conceito depois da adoção da nova regra.

Tradicionalmente, o piloto é refrigerado por um feixe na ponta do bico, mas por conta da mudança do estilo, mudamos [essa abertura] para onde agora se vê isto, na quebra da estética da rampa [dianteira]”, comentou o projetista.

Entretanto, no paddock, suspeita-se que a nova peça da Red Bull seja responsável pela refrigeração do Kers, ou ainda, uma espécie de duto frontal disfarçado, guiando o ar até o difusor. Os rumores indicando que a abertura no degrau do RB8 está relacionada à aerodinâmica ganharam força após uma imagem mostrar que a entrada de ar é dividida ao meio, originando dois canais.

Um engenheiro de uma equipa rival, cujo nome não foi divulgado, ironizou as justificativas de Newey para a instalação da entrada de ar no bico. “Então os pilotos vão molhar muito os pés quando chover”.

Questionado sobre a nova entrada de ar do carro da Red Bull, Mark Webber, que guiou o RB8 nos dois primeiros dias de treinos em Jerez, na semana passada, disse que “os dedos agora estão frios demais atualmente”. Entretanto, as temperaturas no circuito andaluz variaram entre 0 e 15ºC em praticamente todo o período de atividades.

Posted on 14 de Fevereiro de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: