Jari-Matti Latvala admite alívio por ter ganho Rali da Suécia e já pensa no título mundial

Jari-Matti Latvala a festejar

Nada como um dia após o outro. Depois de perder clara hipótese de vitória após ter cometido um erro e abandonar o Rali de Monte Carlo, Jari-Matti Latvala deu a volta por cima e celebrou a conquista do Rali da Suécia, no último domingo. A prova, segunda etapa do WRC em 2012, foi disputada na superfície de neve em trilhas do sudoeste do país, compreendendo também trechos na Noruega.

A vitória do piloto da Ford, no entanto, foi dramática. Depois de liderar praticamente toda a prova e com boa vantagem para Mikko Hirvonen, o seu ex-companheiro de equipa e agora número 2 da Citroën, o nórdico viu a sua vantagem cair de maneira preocupante após sofrer com um furo num dos pneus do seu Fiesta WRC depois do toque numa pedra na 22ª especial. Entretanto, Jari-Matti contou com problemas de Hirvonen para celebrar a primeira vitória em 2012.

Após a conquista em Karsltad, Latvala, de 28 anos, vibrou com o resultado e mostrou-se aliviado por superar o revés na Suécia. De quebra, o piloto da Ford acredita que finalmente poderá quebrar a supremacia de Loeb e lutar pelo título do WRC nesta temporada.

Acho que preciso ir ao hospital verificar os meus batimentos cardíacos… É incrível o quão empolgante este desporto pode ser”, vibrou Latvala, que explicou a sua jornada rumo à vitória na neve da Suécia.

Tivemos uma liderança tranquila no sábado à noite, mas então isso mudou como uma tempestade e tivemos apenas 8s de vantagem no fim. Sabia que Mikko ia acelerar e nós tivemos dificuldades, mas então conseguimos administrar com outros 4s na penúltima etapa, então pudemos respirar um pouquinho. Vencer aqui pela segunda vez é muito especial. O sentimento é de um grande alívio”, comentou o finlandês.

Marquei zero pontos em Monte Carlo e sabia que Sébastien Loeb não vinha a ter um grande fim de semana. Por este ponto de vista, foi muito importante, porque havia muita pressão. A equipa tem feito um grande trabalho e não havia como decepcioná-los. Precisava fazer isto dar certo”, destacou Latvala, mencionando também uma marca histórica.

Alguém me disse ontem que seria a 50ª vitória da Ford com a M-Sport, mas tentei apenas colocar isso à parte e concentrar-me no trabalho que precisava de fazer”, acrescentou. A parceria da construtora norte-americana com a M-Sport, comandada por Malcolm Wilson, começou em 1997.

Latvala evitou lamentar-se pela falha em Monte Carlo. Na oportunidade, o nórdico liderava com boa margem para Loeb quando bateu, ainda no primeiro dia de competições, e abandonou a tradicional prova. O piloto da Ford entende que é hora de aprender com os erros e olhar adiante.

Ah, claro, as coisas seriam muito diferentes se eu tivesse marcado pontos em Monte Carlo, mas temos de esquecer isso. Esta história tira um pouco da decepção de Monte Carlo. Parece como se tivesse tirado um peso enorme dos meus ombros agora. Aprendi a manter a calma quando as coisas dão errado”, disse.

Quarto classificado na tabela de pontos do Mundial de Rali em 2012, com 26 pontos, 13 a menos que Loeb, Latvala entende que finalmente chegou a hora de lutar pelo título e quebrar o domínio do piloto da Citroën, octocampeão do WRC.

Acho que o nosso objetivo é mesmo desafiar a Citroën no campeonato de Construtores e de Pilotos. Tenho 27 anos e já disputei mais de 100 ralis, por isso preciso de estar em posição de lutar pelo título. É um longo ano e muita coisa pode acontecer, mas se eu puder bater estes pilotos, será ótimo, aconteça o que acontecer”, concluiu Jari-Matti.

Anúncios

Posted on 13 de Fevereiro de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: