Williams apresenta FW34 em Jerez de la Frontera

A Williams apresentou na manhã desta terça-feira, no pit-lane do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, o FW34, carro da escuderia de Grove para o Mundial de F1 em 2012. O modelo que será guiado por Bruno Senna, Pastor Maldonado e pelo test-driver, Valtteri Bottas, também traz consigo um degrau saliente no bico, seguindo a praticamente todas as outras equipas da grelha.

Visualmente, destaque para a nova pintura adotada pela Williams para 2012. Sai o layout retrô, inspirado no antigo patrocínio da Rothmans, entre 1994 e 1997, para dar lugar a uma pintura predominante em azul, com detalhes em branco. No aspecto técnico, a parte traseira é um pouco diferente em relação ao FW33. A tampa do motor continua com um design mais reto, lembrando bastante o modelo da Force India usado em 2011 e o próprio carro da Williams usado por Maldonado e Rubens Barrichello no ano passado.

FW34 da Williams-Renault

Dentre todas as 12 equipas da F1, a Williams é a única que trocou de fornecedor de motor para esta temporada. A escuderia deixou a parceria com a Cosworth para voltar a trabalhar com a Renault, resgatando uma das parcerias mais vitoriosas da F1, sobretudo na década de 90.

A Williams, uma das equipas mais tradicionais da F1, visa reerguer-se depois de viver uma temporada desastrosa em 2011, quando somou apenas cinco pontos em 19 corridas. A equipa aposta no potencial do novo FW34 e na nova dupla Maldonado-Senna para viver dias melhores na temporada que está prestes a iniciar-se.

Além da nova dupla de pilotos, a Williams conta também com novo corpo técnico. Liderada agora com Mike Coughlan, substituto de Sam Michael no posto de diretor-técnico, a escuderia de Grove teve a liderança de Mark Gillan na construção do novo FW34. Ao lado de Coughlan, o chefe de operações de engenharia de equipa concebeu o modelo de 2012 baseado nas novas regras da F1, com o bico mais baixo, altura limitada a 55 cm, e a proibição do mapeamento de motores e do uso dos gases do tubo de escape para ganho de performance.

Bruno Senna e Pastor Maldonado são os pilotos para 2012

Estamos muito ansiosos para esta temporada e, particularmente, mal posso esperar para ver o FW34 na pista. A fábrica trabalhou muito durante o inverno para garantir que o carro tivesse o seu projeto, e com os objetivos bem definidos, começamos a testar o carro preparados para estar num padrão elevado“, afirmou Gillan.

Trabalhamos juntos com todos os nossos parceiros para alcançar isto, incluindo a Renault Sport. Rumo à Austrália, vamos trabalhar muito com a nossa dupla de pilotos e otimizar todo o potencial do FW34. E é claro que demonstramos uma melhora contínua no nosso desempenho e queremos corresponder com resultados ao longo da temporada”, acrescentou o engenheiro britânico.

Cofundador da equipa ao lado de Patrick Head, que deixou o seu cargo de diretor em 2011 para assumir o controlo da empresa de energia híbrida, Frank Williams entende que o momento da Williams é de renascimento.

A única coisa que eu posso dizer é que, olhando para a Williams hoje, estamos a começar de novo. Temos um novo carro, uma nova dupla de pilotos, novo motor e um novo quadro técnico. Também temos um número de novos parceiros que se uniram à equipa nos últimos meses. Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para recebê-los formalmente e desejar que eles desfrutem, e o mais importante, que tenham uma experiência valiosa conosco. A equipa teve um bom inverno na fábrica e sentimos-nos prontos e fortes para a luta”, disse o dirigente.

Posted on 7 de Fevereiro de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: