Ferrari apresenta o Ferrari F2012

Ferrari F2012

A Ferrari apresentou ao mundo nesta sexta-feira o F2012, o carro com o qual a escuderia de Maranello vai disputar a temporada 2012 da F1. Se a escuderia italiana optou por um nome mais simples, diferente dos últimos anos, o carro cumpriu à risca aquilo que os dirigentes declararam ao longo da metade final de 2011, pois o desenho foi bastante radical, sobretudo na dianteira.

Seguindo a tendência iniciada pela Caterham, a F2012 apresentou um grande degrau antes do bico, tornando a dianteira diferente de todos os modelos que a Ferrari já apresentou para a F1. Já a tampa do motor compreende uma entrada de ar adicional, posicionada ligeiramente atrás.

Fernando Alonso, Felipe Massa e Stefano Domenicali revelaram o novo modelo na gelada Maranello durante a cerimónia de apresentação da F2012. O evento foi transmitido via internet e sem a tradicional presença dos jornalistas, já que a sede da Ferrari foi castigada pela neve que atingiu a Itália nos últimos dias.

Será com o F2012 que Alonso tentará o tricampeonato mundial e o seu primeiro pela Ferrari, onde teve como melhor resultado o vice de 2010. E será com o novo carro que Massa vai procurar a reação depois de um ano bastante difícil, visando principalmente a permanência na escuderia, uma vez que o seu contrato termina no final do Mundial deste ano.

Domenicali, chefe de equipa da Ferrari, acredita que chegou a hora de a escuderia italiana voltar ao topo da F1 depois de dois anos de domínio da Red Bull e de Sebastian Vettel.

Tenho certeza que o nosso carro será vencedor desde o começo. Aprendemos muitas lições no passado e tomamos algumas difíceis decisões. Mas estou certo que todos nossos esforços serão refletidos neste carro”, declarou o comandante de Maranello, que deixou claro que a F2012 representa uma nova era na Ferrari, mas ao mesmo tempo o novo carro carrega conceitos usados no antigo 150º Italia.

Vista de cima do F2012

Do ponto de vista técnico, temos muitas novidades em termos de mecânica e também quanto ao desenho do carro. Mas queríamos aqui dar alguma continuidade, e espero que alcancemos a melhor performance. Tivemos apenas 12 dias para trabalhar no carro e procurar essa fiabilidade e também para testar os novos pneus que a Pirelli nos deu”, comentou o dirigente italiano.

Stefano falou também sobre os seus pilotos e demonstrou otimismo numa boa jornada de toda a equipa em 2012. “Tenho certeza que a equipa vai corresponder a este grande esforço. Para o Fernando, não tenho nada a acrescentar sobre o seu talento. No momento difícil no ano passado, ele ampliou o seu relacionamento conosco por muitos anos, por isso apenas mostra a sua responsabilidade”, disse o chefe da Ferrari, salientando o facto de Alonso ter renovado o seu vínculo com Maranello até 2016.

Domenicali falou também sobre Massa e mostrou-se confiante na reação do brasileiro em 2012. “Felipe tem estado conosco há dez temporadas na F1, sempre com [motor] Ferrari, sempre conosco. É um grande, enorme talento e estou certo que ele vai mostrar o seu grande valor para si mesmo e para toda a equipa depois de uma temporada difícil”, concluiu.

Através de comunicado emitido pelo site da Ferrari, a equipa fez uma completa descrição da F2012 e detalhou o que o novo carro tem de semelhante e diferente em relação ao modelo antecessor, a 150º Italia.

Vista de frente do F2012

As principais mudanças em comparação a 2011 estão relacionadas à altura da dianteira do chassi, a posição dos canos de escape e o mapeamento para a gestão eletrónica do motor. Praticamente cada área do carro foi revistada, a começar pelo layout da suspensão. Tanto a dianteira quanto a traseira apresentam pull-rods, visando favorecer o desempenho aerodinâmico, baixando o centro de gravidade”, explicou a escuderia.

A asa dianteira é derivada da que foi introduzida na 150º Italia no seu ciclo final e esta foi desenvolvida desde então. Estão previstas outras evoluções nesta área para as corridas de abertura da temporada”, acrescentou.

A Ferrari reconheceu que o novo carro, especialmente a dianteira, não é um primor de beleza, mas justificou a adoção do degrau do bico, seguindo uma tendência adotada pela Caterham e o seu CT01 por conta do regulamento, que prevê a altura máxima da dianteira em 55 cm, contra 62,5 que eram usados até 2011.

Vista traseira do Ferrari F2012

O degrau no bico é algo que esteticamente não é lá muito agradável, pois com a exigência da regra em diminuir a parte dianteira, esta foi uma maneira de elevar o chassi o máximo possível por razões aerodinâmicas. As laterais foram redesenhadas depois das mudanças nas estruturas de impacto lateral, o reposicionamento dos radiadores e a revisão de todos os elementos aerodinâmicos”, disse a equipa.

A parte inferior da traseira do carro está muito mais estreita e mais cónica, recurso alcançado em parte através de um invólucro na nova caixa de velocidades e a deslocação de alguns componentes mecânicos. Nos últimos anos, a área dos tubos de escapes tem sido crucial em termos de desempenho do carro, e muito foi desprendido nisso, com base nas mudanças de regulamento adotadas para este ano. A asa traseira é conceitualmente similar a usada em 2011, mas cada detalhe foi revistado e agora ela está mais eficiente.

E naturalmente, ele ainda está equipado com a asa móvel, que é operada hidraulicamente. As entradas de ar dianteira e traseira foram redesenhadas e o trabalho foi feito em conjunto com a Brembo para melhorar o sistema de travagem”, finalizou a Ferrari.

Veja o vídeo do F2012:

http://www.youtube.com/watch?v=idXeQ1g7ZNQ&feature=g-all-u&context=G211824cFAAAAAAAAAAA

Posted on 3 de Fevereiro de 2012, in Fórmula 1 and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: