Audi Team NovaDriver em três frentes em 2012

Novo Audi R8 LMS Ultra

Com o ínicio de 2012 é tempo do Team NovaDriver apresentar os projectos desportivos para a presente época que se aproxima. A equipa vai continuar a parceria com a Audi Sport no projecto R8 LMS que tantos sucessos já conquistou em dois anos de cooperação. Neste nível, a grande novidade para o novo ano é o ‘upgrade’ que a viatura de competição da marca de Ingolstadt vai ter, já que após três anos de serviços e mais de 100 vitórias nas pistas de todo mundo, a Audi viu-se na obrigação de acompanhar os desenvolvimentos da concorrência, criando o Audi R8 LMS Ultra.

Na essência, trata-se da melhoria dos pontos mais débeis que a anterior versão da viatura apresentou ao longo deste período, mantendo-se a base que tornou este GT o mais ganhador da actualidade. “É com enorme espectativa que a equipa espera para pôr este ‘upgrade’ em prática nas pistas nacionais e comprovar os melhoramentos que em testes já demonstraram ser uma grande mais-valia”, refere César Campaniço, principal responsável pela equipa nacional e piloto da mesma.

A nível desportivo a equipa mantém as suas prioridades ibéricas, ou seja, os campeonatos a disputar em solo português e espanhol. Existe ainda a hipótese de poder participar num dos campeonatos da Europa de GT3, mas este projecto encontra-se numa fase embrionária.

Mikko Eskellinen

Para concretizar estes objectivos a equipa garantiu já a contratação de três pilotos. O pluri-galardoado Ni Amorim e os estreantes na equipa Mikko Eskellinen e Carlos Vieira. No que toca a este novo piloto finlandês, trata-se de um piloto não profissional de 39 anos, mas que já conta com vários anos de competição de GT, nomeadamente no Campeonato FIA GT3 nos últimos três anos. Foi, igualmente, campeão finlandês de Turismos e GT em vários anos e é um amante de ralis, o que o leva a participar em algumas competições da especialidade na sua terra natal. Por motivos profissionais, Eskellinen reside em Málaga em longos períodos do ano, pelo que decidiu apostar no Campeonato Espanhol de GT na época de 2012, e será o companheiro de equipa do Campeão GT3 em título, César Campaniço.

O outro estreante na equipa é o Português Carlos Vieira. Este jovem piloto sagrou-se no ano passado vice campeão de GT4 em Espanha, pelo que a subida de categoria, assim como a oportunidade de “poder partilhar e aprender com o César neste novo desafio que será o Campeonato Português e Iberian Supercar Series”, tornaram este projecto ainda mais aliciante e que pretende discutir o titulo já neste primeiro ano de colaboração.

Já Ni Amorim decidiu continuar a sua colaboração com a equipa de Palmela, apenas faltando definir o seu programa desportivo, estando tal dependente da estratégia dos seus patrocinadores, mas um projecto Europeu está nos horizontes do experiente piloto, faltando apenas ultimar pormenores! “Os principais objectivos da equipa passam por lutar pela revalidação dos títulos conquistados nas épocas transactas e, se possível, fazer ainda melhor em termos de resultados. O Campeonato de Portugal de GT e o Iberian Supercars Series, assim como o Campeonato Espanhol de GT, são, para já, as competições com presença confirmada por parte do Team NovaDriver”, explica Campaniço.

Carro conduzido ano passado por Carlos Vieira

Em ‘standby’ encontram-se as participações a nível europeu, assim como o interesse da equipa em analisar o desenvolvimento do novo campeonato ibérico de sport-protótipos, que segundo o piloto e manager da equipa, “demonstra ser uma alternativa muito atractiva no panorama actual, já que a relação preço-performance das viaturas é realmente muito interessante, tanto para pilotos amadores, como para pilotos vindos do karting, já que são viaturas a nível de comportamento muito similares a fórmulas de iniciação”. De recordar que Campaniço é um confesso adepto deste tipo de modelos de competição, já que grande parte da sua carreira foi dedicada aos fórmulas.

Avizinha-se portanto, um ano de 2012 recheado de novidades e desafios para a equipa portuguesa, seguindo a linha de crescimento sustentado que o TEAM NOVADRIVER sempre defendeu desde o ano da sua criação.

Posted on 25 de Janeiro de 2012, in Campeonato de España Iber GT, Campeonato de Portugal de Circuitos, FIA GT3 European Championship and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: