Pegeout abandona a programa de Le Mans

Peugeot abandona o programa de Le Mans

A Peugeot anunciou a abandono do seu programa de Resistência com efeitos imediatos. Dificuldades económicas e a crise global estão por trás desta inesperada decisão, que implica também o afastamento das clássicas 24 Horas de Le Mans, que a marca venceu em 2009.

A notícia foi anunciada pela própria Peugeot, que justificou, através de um comunicado, a decisão como tomada “num contexto de enormes dificuldades económicas na Europa.” Por isso, pode ainda ver-se no citado documento, “a Peugeot vai concentrar os seus esforços no aumento de vendas em 2012.

A decisão implica o cancelamento imediato do seu programa no Mundial de Resistência (WEC), incluindo a sua participação nas 24 Horas de Le Mans, onde a marca estreou em 2007 o protótipo 908, equipado com um motor turbo-Diesel. Em 2009, a Peugeot conseguiu vencer a clássica prova, através de David Brabham/Marc Gené/Alexander Wurz e, no ano passado, sagrou-se vencedora da ILMC (Intercontinental Le Mans Cup), competição que evoluiu para a primeira edição do Campeonato do Mundo de Resistências (WEC) este ano. Entre os seus pilotos oficiais, esteve Pedro Lamy, despedido depois da prova francesa do ano passado.

O abandono da Peugeot deixa a Audi praticamente isolada no panorama das provas de resistência mundiais, pois a Toyota vai estar empenhada num novo programa na categoria LMP1, mas sem participar em todas as provas do calendário, enquanto a Porsche adiou para 2014 a estreia do seu novo carro. E o que se esperava fosse uma primeira edição do WEC plena de interesse, através de mais uma reedição do “velho” duelo entre a Audi e a Peugeot deverá tornar-se num monólogo alemão… a não ser que a marca de Ingolstad tome uma decisão semelhante à da sua congénere francesa.

Anúncios

Posted on 19 de Janeiro de 2012, in 24h de Le Mans and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: