Nasser Al-Attiyah lidera 1-2 da Hummer; Portugueses no top 10

Nasser Al-Attiyah

Depois de perder tempo nas duas etapas anteriores, Nasser Al-Attiyah iniciou a recuperação na edição 2012 do Rali Dakar ao vencer a etapa deste sábado, em Copiapó. O piloto completou os 419 km do percurso em 3h26min57s, sendo 7min30 mais rápido que o companheiro de equipa, Robby Gordon, que terminou na segunda posição.

Apesar do triunfo, o representante do Qatar só entrou na luta pela vitória próximo ao reabastecimento, na metade do percurso. Antes disso, os poderosos Hummer não eram páreo aos Mini, que assumiram a liderança no início da etapa. O primeiro a liderar a especial foi Krzysztof Holowczyc, depois Nani Roma tomou o controlo da disputa até que Stéphane Peterhansel assumiu a primeira posição.

O francês manteve a ponta até o quinto posto de controlo, mas, a partir daí, Al-Attiyah não só assumiu a liderança na tabela de tempos como passou a abrir vantagem para os rivais. Os Hummer tiveram um melhor rendimento ao longo das dunas e nos trechos de maior altitude.

Com isso, Al-Attiyah voltou à Copiapó em 3h26min57s, superando Gordon em 7min30s. O americano teve problemas ao longo da etapa, mas conseguiu salvar a segunda posição ao superar Peterhansel nos trechos finais. O piloto da Nascar foi apenas 23s mais rápido que o francês.

A quarta posição ficou com Holowczyc, mas com um atraso de 14min57s. Nani Roma encerrou em quinto, enquanto Ginniel De Villiers foi o sexto, depois de ser a maior ameaça aos Mini no início da etapa. O grupo dos dez primeiros foi completado pelo português da Mini X-Raid Ricardo Leal dos Santos, Leonid Novitskiy, o português da Team Great Wall Carlos Sousa e Bernhar Ten Brinkle.

Na classificação geral, Peterhansel lidera com 11min22s de vantagem para Holowczyc. Robby Gordon subiu para a terceira posição e está 13min09s atrás do francês. Nani Roma e De Villiers aparecem na sequência. Al-Attiyah retomou a sexta posição, roubando o lugar a Carlos Sousa, mas está 42min54s atrasado. Quanto a Ricardo Leal dos Santos, o piloto da Mini continua com a sua recuperação e já se encontra na 16ªposição do Dakar.

Posted on 7 de Janeiro de 2012, in Dakar and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: