Marc Coma vence e diminui vantagem de Després; Dois portugueses no top 5

Marc Coma

Marc Coma conquistou um importante resultado na sétima etapa da edição 2012 do Rali Dakar, neste sábado. Nos 419 km cronometrados nos arredores da cidade de Copiapó, o espanhol dominou toda a especial, completando o percurso com o tempo de 3h51min35s e tirando 2min03s em relação a Cyril Després, líder na classificação geral.

O francês, aliás, foi o primeiro a largar em Copiapó, pouco antes das 10h da manhã no horário local. Por ter sido o primeiro piloto a encarar o percurso deste sábado, Després acabou com a função de limpar a trajecto para os adversários. Desta forma, pouco a pouco Coma tirou a diferença que o separava do rival, podendo administrar o resultado.

Tendo o espanhol largado dois minutos depois do adversário, a partir do momento em que alcançou Després, o piloto sabia que estava a tirar essa diferença na classificação geral.

No entanto, a luta pela vitória não ficou restrita apenas aos dois pilotos da KTM. Até o sexto posto de controlo, Joan Barreda Bort, da Husqvarna, esteve no duelo, seguindo Coma com uma desvantagem de apenas 20s. Apesar disso, o piloto perdeu-se no percurso ao escolher a alternativa errada numa bifurcação, gastando cerca de dez minutos. Assim, o espanhol finalizou na 13ª posição, com um atraso de 13min45 em relação ao compatriota.

Quem também entrou na batalha com Després e Coma foi o português Paulo Gonçalves, que chegou a ocupar a vice-liderança da especial. O ‘Speedy’ Gonçalves, entretanto, terminou o dia no terceiro posto, 2min49s atrás do vencedor. Helder Rodrigues, outro português, finalizou a etapa logo de seguida, mas 3min46s atrás.

Gerard Ferres Guell, em outra KTM, foi o quinto classificado, só que 6min50s longe do líder. O grupo dos dez primeiros ainda teve Pal Anders Ullevalseter, David Casteau, o português Ruben Faria, colega de equipa de Cyril Després em 8º lugar, Franz Verhoeven e Javier Viladoms.

Quanto a Pedro Bianchi Prata, o português da Husqvarna teve uma clara melhoria em relação aos dias anteriores, acabando a etapa de hoje na 45ªposição, a pouco menos de 1h de atraso para Marc Coma.

Na classificação geral, Coma aproximou-se de Després, mas ainda tem uma desvantagem de 7min48s. O português Hélder Rodrigues aparece em terceiro, mas está distantes 49s39s atrás. Outro português Paulo Gonçalves e David Casteau completam os cinco primeiros. Rúben Faria continua com a sua recuperação de lugares, posicionando-se agora na 15ªposição. Já Pedro Bianchi Prata, o piloto do norte de Portugal subiu para a 56ªposição da geral actual.

Posted on 7 de Janeiro de 2012, in Dakar and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: