Krzyzstof Holowczyc vence etapa mas Peterhansel ainda lidera; Portugueses em bom plano na etapa

Stéphane Peterhansel

A Mini X-Raid voltou a dar as cartas no Rali Dakar. A equipa alemã conquistou mais uma vitória no maior rali do mundo, novamente com Krzyzstof Holowczyc, entre Chilecito e Fiambalá, nesta quinta-feira. Ao lado do navegador francês Jean-Marc Fortin, o polaco assumiu a liderança apenas nos últimos quilômetros da especial, após novamente Nasser Al-Attiyah sofrer com problemas mecânicos no seu Hummer H3 quando liderava a prova. Restou a Holowczyc apenas comemorar a sua segunda vitória no Dakar.

Sem contar a quebra de Nasser, parceiro de Lucas Cruz, antes do quinto ponto de cronometragem, os Hummer tiveram bom desempenho rumo às dunas de Fiambalá. A dupla Robby Gordon/Johnny Campbell andou sempre entre os três primeiros e ganhou a posição do companheiro de equipa no fim da especial, terminando a prova em segundo, distante apenas 1min01s de Holowczyc.

Ao lado do navegador Jean-Paul Cottret, Stéphane Peterhansel garantiu um bom resultado em Fiambalá. Nove vezes campeão do Dakar, o francês completou o top-3 e se garantiu na liderançageral da competição dos carros.

Pela primeira vez desde o começo do Dakar 2012, todos os carros da Mini X-Raid figuraram nas dez primeiras posições. Nani Roma e p seu navegador, Michel Périn, vencedores da terceira especial, facturaram o quarto melhor tempo do dia, logo à frente de Leonid Novitskiy e Andreas Schulz, que ganharam o primeiro estágio do Dakar. O português Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiúza, os únicos da X-Raid que ainda não venceram uma etapa em 2012, terminaram em sexto.

O dia também foi bom para outro português, o experiente Carlos Sousa. Ao lado do navegador Jean-Pierre Garcin, o piloto novamente fechou entre os dez primeiros com o Haval da construtora chinesa Great Wall. Outro duo que tem evoluído a cada etapa do Dakar é Erik Van Loon/Harmen Scholtalbers. A bordo do Mitsubishi Lancer, os holandeses terminaram em oitavo. O dia foi muito mau para a Toyota Overdrive. Giniel de Villiers cometeu um erro de navegação e perdeu mais de 20 minutos, caindo para o nono posto.

Outro piloto da Overdrive, Orlando Terranova, encerrou a sua participação no Dakar nesta quinta. Andy Grider, navegador do piloto argentino, enfrenta problemas familiares e teve de voltar às pressas para os Estados Unidos. Terranova apoiou a decisão do seu copiloto e deixou a disputa logo depois de ter garantido um segundo lugar na etapa anterior, entre San Juan e Chilecito.

O problema enfrentado por Nasser em Fiambalá, uma falha no radiador que superaqueceu o motor do seu Hummer, o fez cair para 11º na especial, perdendo quase 24 minutos em relação a Holowczyc. Desta forma, Al-Attiyah vai ficando cada vez mais longe do bicampeonato do Dakar.

O resultado desta quinta-feira apenas consolidou a Mini X-Raid como grande força do Dakar. A equipa ocupa as três posições da prova, liderada por Peterhansel, que tem 4min18s de frente para o novo vice-líder, Holowczyc. Nani Roma está em terceiro, quase 3min à frente de Robby Gordon. Giniel de Villiers caiu para quinto, seguido por Novitskiy.

O português Carlos Sousa ganhou mais uma posição e agora está em sétimo, logo à frente de Al-Attiyah, que está a 50min47s de Peterhansel. Erik van Loon, da Mitsubishi, e Lucio Alvarez, argentino da mesma equipa de Terranova e De Villiers, fecham o top-10 após cinco etapas. Quanto a Ricardo Leal dos Santos, o português da Mini X-Raid encontra-se agora na 20ªposição, voltando a ter um dia produtivo na recuperação de posições.

Posted on 5 de Janeiro de 2012, in Dakar and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: