Nani Roma vence etapa dois anos depois; Ricardo Leal dos Santos com azar

Nani Roma

Depois de um dia com vitória de Nasser Al-Attiyah, com Hummer, a Mini voltou a vencer no Rali Dakar. Mas o êxito ficou longe de estar com Stéphane Peterhansel, que em três especiais na competição dos carros, ainda não conquistou nenhuma etapa. A vitória na terceira especial da prova, disputada nesta terça-feira, entre San Rafael e San Juan, ficou com o experiente espanhol Nani Roma. Krzystof Holowczyc, segundo clasificado, agora é o líder geral do Dakar.

O piloto da Mini X-Raid, acompanhado do navegador francês Michel Périn, andou sempre entre os primeiros classificados e aproveitou um erro cometido por Peterhansel para assumir a ponta na metade final da especial. Desde sempre, a disputa ficou polarizada pelos carros da Mini. Peterhansel, Roma, o português Ricardo Leal dos Santos e Holowczyc.

No fim das contas, a definição ficou entre Nani e o polaco, que tem como copiloto Jean-Marc Fortin. Roma concluiu o percurso de 208 km em 2h26min51s, superando o companheiro de equipa por 1min09s. Foi a primeira vitória do experiente piloto no Dakar em dois anos.

Destaque do segundo dia de actividades do Dakar, Nasser passou pela primeira parcial da especial apenas em oitavo, atrás do brasileiro Guilherme Spinelli, de Leonid Novitskiy e também do companheiro de equipa, Robby Gordon. Ao lado do navegador Lucas Cruz, o príncipe do Qatar reagiu ao longo de todo o percurso e chegou em San Juan em uma boa terceira posição, mostrando a força e o bom desempenho do Hummer H3.

Giniel de Villiers mostrou que também merece estar na lista dos favoritos ao título. Acompanhado do navegador Dirk von Zitzewitz, o sul-africano, campeão do Rali Dakar de 2009, com Volkswagen, fechou o terceiro dia de competições na quarta posição, posicionando o seu Toyota Hilux, da equipa Overdrive, à frente de Gordon, que fechou o top-5 junto com o compatriota Johnny Campbell.

Após ter enfrentado vários problemas mecânicos na última segunda-feira, Orlando Terranova reagiu e levou o seu Toyota à sexta posição. O argentino, acompanhado pelo copiloto norte-americano Andy Grider, conseguiu a façanha de terminar à frente de Peterhansel, que ao lado do navegador Jean-Paul Cottret, ainda fechou a especial em sétimo, mas bem longe de Nani Roma, exactos 6min23s.

Desta vez, o primeiro duo da Mitsubishi numa etapa da prova não foi formado por Guilherme Spinelli/Youssef Haddad. A oitava posição em San Juan ficou com os holandeses Eric van Loon e Harmen Scholtalbers. Vencedores da etapa inaugural do Dakar, Leonid Novitskiy e Andreas Schulz completaram a etapa em nono com Mini, enquanto Erik Ververs e Fabian Lurquin, também com Mitsubishi Lancer, completaram a relação dos dez primeiros.

Quanto aos portugueses, o melhor classificado foi Carlos Sousa em 11ºlugar, a pouco mais de 8 minutos de desvantagem para o vencedor da etapa, o espanhol Nani Roma. Francisco Pita ficou em 105ºlugar, enquanto que Ricardo Leal dos Santos foi 116º, a mais de 2h de atraso para Roma. O português da Mini X-Raid teve um problema nos últimos kilómetros da etapa, fazendo com que perdesse muito tempo para a frente da corrida, numa etapa que até estava a correr de feição para o português, já que Leal dos Santos passou no CP1 em 2ºlugar.

Holowczyc agora ostenta a liderança geral da competição, mas com diferença nem um pouco confortável. O vice-líder do Dakar nos carros é Robby Gordon, que está a apenas 54s da dupla da Mini X-Raid. De Villiers subiu para a terceira posição, seguido por outros dois pilotos da Mini, Roma e Peterhansel. Al-Attiyah é o sexto e diminuiu a diferença de tempo para a liderança, mostrando que ainda tem boas hipóteses de facturar o bi. Agora, o piloto do Qatar está 6min23s atrás do líder.

Graças ao resultado ruim desta terça, Ricardo Leal dos Santos perdeu o estatuto de melhor português, descendo do 9ª para 50ªposição. O melhor português agora é Carlos Sousa que se encontra na nona posição, enquanto que Francisco Pita é o 91º do Dakar.

Posted on 3 de Janeiro de 2012, in Sem categoria and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: