Primeiro dia de Dakar, primeira morte: faleceu Jorge Martínez Boero

RIP Jorge Martínez Boero, 03/07/1973 - 01/01/2012

O Rali Dakar 2012 começou com uma trágica notícia. Jorge Martínez Boero morreu na tarde deste domingo, minutos após sofrer grave acidente com a sua moto Beta durante a primeira especial da competição, entre Mar del Plata e Santa Rosa de la Pampa. O piloto sofreu graves lesões no tórax e chegou a ser transportado até à cidade de largada do Dakar, mas não resistiu aos ferimentos. A informação foi confirmada há poucos minutos pela organização da prova.

Nascido em Buenos Aires há 38 anos, Martínez Boero era filho do campeão argentino de Turismo Carretera, na década de 90, que leva o seu mesmo nome. De acordo com informações do site da imprensa argentina, o piloto chegou a passar lento no primeiro waypoint da especial, entre as cidades de Quenquén e Energia, mas poucos quilômetros depois, sofreu o acidente fatal.

A principal meta de Martínez na prova, além de chegar até Lima, capital peruana, no próximo dia 15, era homenagear a memória do seu falecido pai pelo aniversário de 20 anos da conquista do título da principal categoria do automobilismo argentino.

Jorge também disputava a competição com o objectivo de fazer uma cruzada solidária, ao lado do compatriota Sebastián Pablo Copetti, que corre com quadriciclos, para ajudar as escolas rurais da região de onde vivia, Bolívar. Até o momento, não se sabe se Copetti vai continuar no Dakar depois da morte do seu amigo.

A tragédia que vitimou Martínez foi a segunda morte de um piloto numa etapa do Rali Dakar desde que a prova é disputada na América do Sul. Em 2009, Pascal Terry perdeu a sua vida, também em solo argentino, graças a um edema pulmonar ocasionado por um acidente.  No total, são 21 os pilotos mortos e 38 os espectadores que perderam a vida desde que a competição é disputada, a partir de 1979.

Posted on 1 de Janeiro de 2012, in Dakar and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: