Francisco López vence 1ªetapa; Rúben Faria é o melhor português, em 8º

Francisco 'Chaleco' López

Nem Marc Coma nem Cyril Després. O Rali Dakar 2012 começou com a vitória de um sul-americano nas motos neste domingo. Francisco ‘Chaleco’ López Contardo, do Chile, levou a Aprilla à primeira posição da primeira etapa da competição, cujo trecho cronometrado da especial foi de 57 km. O trecho total do primeiro dia de prova é o percurso entre Mar del Plata e Santa Rosa de la Pampa, mas a especial foi concentrada entre as cidades de Quequén e Energia, ambas na Argentina.

López fez a etapa em 32min37s na mais curta especial do Dakar em 2012. O chileno foi 14s mais rápido que o actual campeão do maior rali do mundo, Marc Coma. Daí por diante, a classificação da etapa foi bastante atípica, sem nenhum dos pilotos favoritos ao título a figurar no complemento do top-10 em Energia.

Javier Pizzolito, da Argentina, colocou a Honda de número 27 na terceira posição, terminando a apenas 27s do tempo de ‘Chaleco’ López. Também com Honda, Alexis Quinn Cody, piloto norte-americano, foi o quarto classificado, somente 3s mais lento que Pizzolito. O quinto mais rápido do primeiro dia de provas foi o polaco Kuba Przygonski, o segundo piloto com moto KTM na etapa.

O primeiro representante da Husqvarna na etapa especial do Dakar foi Joan Barreda. O catalão concluiu a especial seguido pelo britânico Sam Sunderland, da Honda, e pelo português Ruben Faria, da KTM, melhor luso do rali, até ao momento. David Casteu, francês que levou a primeira Yamaha ao top-10, terminou em nono, seguido por outro piloto da Yamaha, o norte-americano Jonah Street.

Outros três favoritos ao título terminaram mais atrás na classificação. Després, que luta com Coma pelo tetra do Dakar, fechou o primeiro dia de provas em 13º, a 1min48s do tempo de López. O francês da KTM foi seguido pelo holandês Franz Verhoeven, com a primeira moto da Sherco, e pelos portugueses Hélder Rodrigues, da Yamaha, e Paulo ‘Speed’ Gonçalves, da Husqvarna. Quanto a Pedro Bianchi Prata, o piloto Husqvarna terminou a etapa em 56º, a mais de 7 minutos de Francisco ‘Chaleco’ López.

Posted on 1 de Janeiro de 2012, in Dakar and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: