João Silva: “Mais do que os resultados quero evoluir como piloto e como profissional”

João Silva

João Silva é um dos bons valores portugueses que despontam nos ralis nacionais. A confirmação do seu talento chegou com o título no CPR2, e com o auxílio precioso do experiente José Janela e a vontade de evoluir, estão reunidas as condições para voos mais altos. Agora, o momento é de decisões: WRC Academy ou IRC 2WD?

Depois do título do CPR2, João Silva é da opinião que não faz muito sentido continuar a competir em Portugal: “Mais do que os resultados, quero evoluir como piloto e como profissional. Um campeonato como a WRC Academy, com um carro igual para todos, reconhecimentos e testes limitados, com formação em diversas áreas e vários adversários competitivos, seria realmente um desafio enriquecedor e que me faria evoluir. O orçamento total deve rondar os 200 mil euros. O IRC é outra hipótese, até porque poderia usar o meu Renault Clio R3 num programa de cinco ou seis provas para tentar lutar pelo título nos 2RM. Mas qualquer dos projetos não é fácil. Espero ter uma definição até meados de janeiro.

Quando questionado se não seria melhor fazer mais um ano o CPR numa viatura competitiva de Produção e depois sim tentar o salto para a internacionalização, João silva mostra ter ideias claras: “Era uma das opções mas eu acho que é fundamental sair nesta altura, num fase em que estou em constante evolução e onde posso aprender coisas importantes para o resto da minha carreira. Se deixar passar esta fase positiva em termos de resultados e projeção, poderá ser muito mais difícil no futuro.

Um dos pontos altos do ano foi a vitória em Fafe, ‘terra’ do seu principal adversário: “Sabia que tinha feito um grande trabalho no Rali de Portugal, onde aprendi bastante na terra, mas vencer em Fafe com grande vantagem sobre o Paulo Antunes, que era o favorito, superou as nossas expectativas. Mostrei que posso vencer em qualquer tipo de piso, algo que antes era ‘negado’ aos pilotos da Madeira, habituados ao asfalto.”, referiu João Silva que tem a seu lado uma ajuda fundamental, um navegador muito experiente como é José Janela: “Para vencer é preciso um bom carro, uma boa equipa e uma relação quase perfeita entre piloto e navegador. E felizmente o José Janela ensinou-me muito, não apenas dentro do carro, e nesta altura conhecemo-nos muito bem. Tenho a certeza que determinada nota ou comentário estão bem aplicados porque trabalhamos bem em conjunto nos reconhecimentos.

Da Madeira têm surgido bons valores, veja-se o caso de Bernardo Sousa, e João Silva prepara-se para lhe seguir as pisadas. Mas afinal, quando começou a sua paixão pelo desporto motorizado? “Esta paixão pelos ralis vem da cultura que existe na Madeira em torno dos ralis, uma das modalidades mais populares. O meu pai nunca foi piloto, apenas patrocinou alguns pilotos madeirenses, e quando tirei a carta aos 18 anos, comecei a fazer pressão para ele me deixar correr. O que veio acontecer quando ele me ofereceu um Toyota Yaris.“, referiu João Silva que para terminar, revelou alguns dos truques para se ser rápido no Renault Clio R3: “Primeiro de tudo, ter uma boa equipa e o carro bem preparado, como foi o caso. Em termos de condução, temos de guiá-lo o mais limpo possível pois só temos tração em duas rodas e sempre que perdemos essa tração perdemos tempo. Ao contrário de um Grupo N, temos de fazer as curvas em constante aceleração, com a rotação do motor ‘lá cima’, até porque à saída temos que contar com um motor atmosférico e não com um turbo para nos dar binário. Mas o principal segredo é uma condução limpa e eficaz.“, concluiu.

Posted on 13 de Dezembro de 2011, in Campeonato de Portugal de Ralis, Ralisonline.net and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: